Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47296

TítuloA teoria estética de Adorno: Quo vadis?
Autor(es)Sylla, Bernhard
Palavras-chaveAdorno
Teoria estética
Dialética negativa
Escola de Frankfurt
Habermas
Aesthetic theory
Negative dialectics
Frankfurt School
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
CitaçãoSylla, Bernhard (2013), “A teoria estética de Adorno – Quo vadis?”, in Teoria Crítica Revisitada / Critical Theory Revisited, org. de Marta Nunes da Costa, Braga: Húmus [= Coleção Hespérides Filosofia/Cultura 12], 125-136
Resumo(s)A teoria estética de Adorno é perspetivada como um modelo de pensamento que possui uma caraterística muito peculiar que tem em comum com outras teorias da modernidade: que a razão não é capaz de ultrapassar aporias que lhe são necessária e essencialmente inerentes. Estas aporias que remontam a uma distinção feita por Humboldt entre poder sistémico e poder individual, constituem um desafio crucial para a filosofia da modernidade. Combatendo os autores que, de uma ou outra forma, se rendem à tentação de diluir estas aporias, Adorno zelou pela necessidade e pelo dever de suster a paradoxalidade da existência humana e do uso da razão. É precisamente esse ímpeto que confere à estética de Adorno a peculiaridade de uma filosofia/dialética negativa que se pauta não só no domínio estritamente estético, mas também e sobretudo no domínio político. Remontando também a Humboldt, as críticas das segunda e terceira gerações da própria Escola de Frankfurt feitas a Adorno promulgam um modelo de pensamento que se carateriza pela primazia dada ao diálogo e à razão comunicativa. Sugere-se que o conflito entre os modelos de pensamento de Adorno e de Habermas ainda não terminou.
Adorno's Aesthetic theory is interpreted as a model of thought with a very peculiar feature which it has in common with other theories of modernity: that reason is not able to overcome aporias which are necessarily and essentially inherent to her. These aporias, dating back to a distinction made by Humboldt between systemic and individual power, constitute a major challenge to the philosophy of modernity. Combating the authors who, in one way or another, yielded to the temptation of diluting the aporias referred (e.g. Heidegger), Adorno pointed out the necessity and the duty to enduring the paradoxicality of human existence and the paradoxes inherent to the use of reason. It is precisely this impetus that gives Adorno’s aesthetic theory the peculiarity of a negative dialectic, apparent not only in strictly aesthetic areas, but also and especially in the political field. The critics of the second and third generations of the Frankfurt School itself (Habermas, Wellmer) defended a model of thought characterized by the primacy given to dialogue and communicative reason, which also goes back to Humboldt. It is suggested that the conflict between the models of Adorno and Habermas has not yet finished.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/47296
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adorno.pdf504,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID