Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/47069

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Licínio C.por
dc.contributor.authorSá, Virgíniopor
dc.date.accessioned2017-11-07T08:45:06Z-
dc.date.available2017-11-07T08:45:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLima, Licínio C. e Sá, Virgínio (2017). O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. Vila Nova de Famalicão: Edições Húmuspor
dc.identifier.isbn978-989-755-265-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47069-
dc.descriptionIntrodução ao livro "O governo das escolas: democracia, controlo e performatividade"por
dc.description.abstractEm torno do governo das escolas, e partindo da análise da situação em diferentes países, os autores adotam aqui distintos olhares teóricos e metodológicos, registos variados, mas em geral incidindo sobre: 1) os fenómenos de erosão democrática no governo e na administração das escolas; 2) os impactos que as políticas públicas inspiradas nas abordagens gerencialistas têm conhecido em contextos diversos; 3) os discursos e conceitos de autonomia, descentralização e participação, hoje sujeitos a abordagens que chegam a ser antagónicas quanto aos seus pressupostos políticos e educativos; 4) a revalorização da figura de diretor ou gestor escolar, seja numa perspetiva política de governo das escolas através de um “rosto” bem identificado e do seu direito de gerir, seja a partir de uma justificação de tipo técnico-instrumental, ou seja, ainda, com base na defesa da necessidade de uma mais forte liderança pedagógica das escolas e dos professores; 5) a gestão pela produção, medição e controlo dos resultados escolares em ambiente crescentemente competitivo, através de avaliações em grande escala, da elaboração de rankings e de outros processos que só raramente contribuem para a compreensão dos fatores que influenciam a desigualdade de resultados escolares no interior da mesma escola.por
dc.description.sponsorshipCIEd- Centro de Investigação em Educaçãopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGoverno das escolaspor
dc.subjectDemocratizaçãopor
dc.subjectDiretorpor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.titleIntrodução: sobre o governo das escolaspor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage7por
oaire.citationEndPage22por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleO governo das escolas: democracia, controlo e performatividadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Livros (Editor) / Books (Ed.)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Livro Colóquio.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID