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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Nuno Queiróspor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2017-11-06T16:37:20Z-
dc.date.available2017-11-06T16:37:20Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationRodrigues, N. Q. & Lencastre, J. A. (2017). A articulação interdisciplinar e a regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online. In Maria João Gomes, António José Osório, & Luís Valente (orgs.), Proceedings of the X International Conference on ICT in Education - Challenges 2017, (pp. 361-385). Braga: Universidade do Minho. Centro de Competência TIC. ISBN 978-989-97374-5-7por
dc.identifier.isbn978-989-97374-5-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/47063-
dc.description.abstractEm ambientes online os estudantes ensaiam diferentes percursos de aprendizagem, muitas vezes sem lerem criticamente e validarem a credibilidade de todas as fontes consultadas. Com efeito, as atividades realizadas nestes cenários exigem dos estudantes novas competências e atitudes, e de tempo para refletir. Porém, se a proposta de tarefas for realizada de uma forma isolada pelos docentes da turma, a potencial elevada simultaneidade de atividades poderá exigir dos estudantes um esforço de aprendizagem excessivo, limitando o tempo necessário para poderem refletir, aprofundar, e consolidar as suas aprendizagens. Procuramos contribuir para a compreensão de que os estudantes constituem um recurso partilhado pelos docentes da turma, e de que neste sentido os docentes poderão promover a regulação das suas aprendizagens se conhecerem previamente a calendarização de todas as tarefas propostas pelos seus pares. Apoiados numa metodologia de desenvolvimento com recurso a uma revisão sistemática da literatura e a entrevistas coletivas do tipo focus group com docentes e estudantes do Ensino Superior, pretendemos propor uma solução capaz de proporcionar aos docentes da turma uma visão em tempo real da calendarização de todas as tarefas propostas. Na análise das entrevistas, constatámos que a generalidade dos docentes compreendeu a pertinência do problema e confirmou a relevância desse meio comunicante. Este artigo apresenta a metodologia de recolha e de análise de dados adotada neste estudo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAmbientes de aprendizagem onlinepor
dc.subjectArticulação interdisciplinarpor
dc.subjectTempopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectConsolidação da aprendizagempor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.titleA articulação interdisciplinar e a regulação do esforço de aprendizagem em ambientes onlinepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.nonio.uminho.pt/challenges/atas/por
oaire.citationConferenceDate8 Mai. - 10 Mai. 2017por
sdum.event.titleX International Conference on ICT in Education - Challenges 2017por
sdum.event.typeconferencepor
oaire.citationStartPage361por
oaire.citationEndPage385por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationProceedings of the X International Conference on ICT in Education - Challenges 2017por
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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