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TítuloAvaliação e desempenho de empresas no âmbito do comércio eletrónico: e-commerce
Autor(es)Pereira, José Augusto Torres Faria
Orientador(es)Varela, Maria Leonilde Rocha
Palavras-chaveE-commerce
Internet
Website
E-business
Consumidor
Consumer
Data2016
Resumo(s)A presente dissertação procura compreender o grau de aceitação dos consumidores Portugueses em relação à abordagem da internet como meio de comercialização de produtos. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar o impacto da internet no comportamento dos consumidores, assumindo como ponto de partida e suporte, estudos já realizados por vários autores e dois questionários realizados à comunidade académica da Universidade do Minho. A problemática da influência da internet e do surgimento do e-commerce, traçou a seguinte questão de partida para a investigação em curso: Quais as dimensões que devem ser avaliadas tendo em consideração o site/ comportamento do consumidor/ target? O uso da internet está a crescer exponencialmente em todo mundo, assumindo deste modo, um papel fundamental no quotidiano dos consumidores e como consequência tem estimulado a alteração dos seus padrões de consumo. Por outras palavras, a internet tem vindo a transformar a forma como o indivíduo vê a compra de bens e serviços. Assente nesta tendência do meio digital, surge um consumidor mais autónomo, inteligente, exigente e informado. A importância da diferenciação sugere que as empresas de e-commerce devem ter um posicionamento estratégico, de forma a conseguirem uma vantagem competitiva, e que a maior parte das teorias de criação de valor que foram desenhadas para a loja física se mantêm válidas, embora seja necessária a sua integração para explicar a criação de valor neste contexto emergente.
This work seeks to understand the degree of acceptance of the Portuguese consumers regarding the approach of the internet as a way of commercialize products. Thus, the main objective of this work was to assess the impact of the internet on consumer behaviour, assuming as a starting point and support, studies by various authors and two questionnaires carried out by the academic community of the University of Minho. The problematic of the internet influence and the rise of e-commerce, led to the question for the ongoing investigation: What are the dimensions that should be assessed taking into account the site / consumer behaviour / target? The use of internet is growing exponentially worldwide, thus assuming a key role in the daily lives of consumers and as a result the Internet has stimulated change of their consumption patterns. In other words, the Internet has transformed the way the individual sees the purchase of goods and services. Based on this trend of digital media, there is a consumer that is more autonomous, intelligent, discerning and informed. The importance of differentiation suggests that e-commerce companies must have a strategic position in order to achieve a competitive advantage, and that most of the value creation theories that have been designed for the physical store are still valid, although it is necessary to integrate them to be possible explain the creation of value in this emerging context.
TipomasterThesis
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46958
AcessoembargoedAccess (1 Year)
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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