Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46863

TitleO professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita
Other titlesTeacher as a curricular decision-maker: from orthodox to cosmopolitan
El profesor como decisor curricular: de ortodoxo hasta cosmopolita
Author(s)Morgado, José Carlos
KeywordsDocência
Currículo
Mudança
Cosmopolitismo
Teaching
Curriculum
Change
Cosmopolitanism
Docencia
Cambio
Issue date2016
PublisherUniversidade Federal de Sergipe (UFS)
JournalRevista Tempos e Espaços em Educação
CitationMORGADO, J. C. (2016). O professor como decisor curricular: de ortodoxo a cosmopolita. Revista Tempos e Espaços em Educação, 9 (18), 55-64.
Abstract(s)Partindo da mudança de paradigma social com que nos confrontámos recentemente, refletimos acerca do seu impacto em termos educativos, incidindo especificamente nos papéis desempenhados pelos professores em sucessivos cenários de mudança. Esse exercício permitiu- -nos constatar que, no domínio da decisão curricular, o papel dos professores se foi alterando em função das exigências que em cada momento se colocavam à escola e que os obrigaram a evoluir de uma postura sintonizada com uma determinada ortodoxia curricular para uma posição mais cosmopolita, isto é, mais consentânea com a reforma do seu pensamento e com a capacidade de romper com rotinas instaladas e que condicionam a inevitável mudança das suas práticas.
Assuming the social paradigm changes which we recently faced, this article concerns about its impact on education, especially in the teachers´ role of such changing context. This exercise allowed us to identify that in the curriculum decision-maker field, teacher´s role has been adjusted according to the demands that in each occasion was given to schools and forced them to develop from an attitude closely in line with a certain curricular orthodoxy to a more cosmopolitan standing, this means, better aligned with the line of thought reform and the breaking capacity with established routines that limit the unavoidable practice changes.
A partir del cambio de paradigma social con que nos enfrentamos recientemente, se reflexiona sobre su impacto en la educación centrado específicamente en el papel que los profesores desempeñan en los escenarios de cambio sucesivo. Este ejercicio nos ha permitido llegar a la conclusión de que en el campo de la decisión curricular el papel del profesor ha cambiado debido a los requisitos que en cada momento se pone a la escuela, obligando a pasar de una postura sintonizada a una particular ortodoxia curricular para una posición más cosmopolita, esto es, más en línea con la reforma de su pensamiento y la capacidad de romper con las rutinas instaladas, que afectan el inevitable cambio de sus prácticas.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46863
DOI10.20952/revtee.2016vl9iss17pp55-64
ISSN1983-6597
e-ISSN2358-1425
Publisher versionhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4964/4098
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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