Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4675

TitleA estética e o sentido : modos de representar o negro na banda desenhada portuguesa contemporânea
Author(s)Cunha, Luís
Cabecinhas, Rosa
KeywordsIdentidade nacional
Banda desenhada
Representações sociais
Issue date2006
CitationIn SILVA, M. C., org. - “Nação e Estado : entre o global e o local”. Porto : Edições Afrontamento, 2006. ISBN 972-36-0810-3. p. 73-91.
Abstract(s)Tomando como ponto de partida os modos de representação do negro africano, procurámos, neste artigo, perceber e discutir a persistência e transformação dos modelos dominantes dessa representação. Fizemo-lo partindo de dois registos distintos, que procurámos conciliar analiticamente. Por um lado, servimo-nos de uma investigação sobre estereótipos na sociedade portuguesa, na qual se procurou analisar os estereótipos de jovens estudantes (portugueses e angolanos, residentes em Portugal) sobre o seu grupo e o grupo dos outros. Por outro lado, procurou-se analisar alguma da banda desenhada portuguesa publicada nas décadas de 80 e 90, tentando perceber, tanto de um ponto de vista estético como de conteúdo, quais os sinais dominantes aí presentes. Cruzando estes dois planos analíticos, procurámos, finalmente, discutir a persistência e as modalidades de transformação da representação dominante dos negros africanos, contrapondo a estas expressões contemporâneas, um modelo que se alicerçou ainda no século XIX, mas que subsistiu, pelo menos em alguns aspectos essenciais, até ao Estado Novo.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4675
ISBN972-36-0810-3
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
NEA - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A estética e o sentido.pdf1,01 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID