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TítuloInfluência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos
Outro(s) título(s)Influence of generic entry on the intensity of competition in the medicines market
Autor(es)Armada, Luís Miguel Freixo
Orientador(es)Dias, Isabel Maria Machado Correia Brioso
Palavras-chaveMercado do medicamento
Genéricos
Concorrência
Preços
Quotas de mercado
Determinantes
Portugal
Medicines market
Generics
Competition
Prices
Market shares
Determinants
Data2017
Resumo(s)O mercado dos medicamentos é bastante interessante pela grande dinâmica que o envolve, principalmente em relação à intensidade concorrencial entre os medicamentos de referência e os medicamentos genéricos. O grande crescimento de genéricos em Portugal é muito recente, sendo no ano 2003 que estes medicamentos começam a ser comercializados com uma maior expressão, impulsionados pela introdução do Sistema de Preços de Referência e outras medidas que visavam promover o crescimento destes medicamentos no mercado português. Com base nos dados disponibilizados pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. para o período entre 2000 a 2015, foi elaborada uma análise descritiva, com o objetivo de estudar o efeito gerado pela entrada dos genéricos sobre as vendas dos medicamentos de referência das substâncias ativas que constituem a amostra. Esta análise mostrou que, na maior parte dos casos, a entrada dos genéricos no mercado gerou impactos significativos sobre as vendas e quotas de mercado, ambas em volume, das marcas. Foram também estimados três modelos econométricos, com o intuito de identificar os fatores determinantes da entrada de genéricos e da sua penetração no mercado. Os resultados obtidos sugerem que a dimensão do mercado é o fator que mais influencia a entrada dos genéricos no mercado. Relativamente à penetração dos genéricos, os resultados mostram que esta aumenta com o número de genéricos comercializados e com o diferencial de preços de venda praticados entre marcas e genéricos.
The medicines market is quite interesting for its great dynamics which involves it, especially in relation to the competitive intensity between reference medicines and generic medicines. The high growth of generics in Portugal is very recent. Driven by the introduction of the Reference Pricing System and other measures that would promoted the growth of these medicines in the Portuguese market, it was in the year 2003 that these medicines began to be more widely. Considering the data provided by Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. for the period between 2000 and 2015, a descriptive analysis was performed, in order to study the impact generated by the entry of generic competitors on the reference medicines sales of the active substances in the sample. This analysis, in most cases, showed that the entry of generics on the market has generated significant impacts on sales and market shares, both in volume, of brands. There were also estimated three econometric models, in order to identify the determinants of the entry of generics and their penetration in the market. The results suggest that the size of the market is the determinant which has more influence on the entry of generics into the market. Regarding the penetration of generics, the results show that this variable increases with the number of marketed generics and with the differential of selling prices between brands and generics.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46739
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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