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https://hdl.handle.net/1822/46739
Título: | Influência da entrada de genéricos na intensidade da concorrência no mercado dos medicamentos |
Outro(s) título(s): | Influence of generic entry on the intensity of competition in the medicines market |
Autor(es): | Armada, Luís Miguel Freixo |
Orientador(es): | Dias, Isabel Maria Machado Correia Brioso |
Palavras-chave: | Mercado do medicamento Genéricos Concorrência Preços Quotas de mercado Determinantes Portugal Medicines market Generics Competition Prices Market shares Determinants |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O mercado dos medicamentos é bastante interessante pela grande dinâmica que
o envolve, principalmente em relação à intensidade concorrencial entre os
medicamentos de referência e os medicamentos genéricos. O grande crescimento de
genéricos em Portugal é muito recente, sendo no ano 2003 que estes medicamentos
começam a ser comercializados com uma maior expressão, impulsionados pela
introdução do Sistema de Preços de Referência e outras medidas que visavam promover
o crescimento destes medicamentos no mercado português.
Com base nos dados disponibilizados pela Autoridade Nacional do Medicamento
e Produtos de Saúde, I.P. para o período entre 2000 a 2015, foi elaborada uma análise
descritiva, com o objetivo de estudar o efeito gerado pela entrada dos genéricos sobre
as vendas dos medicamentos de referência das substâncias ativas que constituem a
amostra. Esta análise mostrou que, na maior parte dos casos, a entrada dos genéricos
no mercado gerou impactos significativos sobre as vendas e quotas de mercado, ambas
em volume, das marcas. Foram também estimados três modelos econométricos, com o
intuito de identificar os fatores determinantes da entrada de genéricos e da sua
penetração no mercado. Os resultados obtidos sugerem que a dimensão do mercado é
o fator que mais influencia a entrada dos genéricos no mercado. Relativamente à
penetração dos genéricos, os resultados mostram que esta aumenta com o número de
genéricos comercializados e com o diferencial de preços de venda praticados entre
marcas e genéricos. The medicines market is quite interesting for its great dynamics which involves it, especially in relation to the competitive intensity between reference medicines and generic medicines. The high growth of generics in Portugal is very recent. Driven by the introduction of the Reference Pricing System and other measures that would promoted the growth of these medicines in the Portuguese market, it was in the year 2003 that these medicines began to be more widely. Considering the data provided by Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. for the period between 2000 and 2015, a descriptive analysis was performed, in order to study the impact generated by the entry of generic competitors on the reference medicines sales of the active substances in the sample. This analysis, in most cases, showed that the entry of generics on the market has generated significant impacts on sales and market shares, both in volume, of brands. There were also estimated three econometric models, in order to identify the determinants of the entry of generics and their penetration in the market. The results suggest that the size of the market is the determinant which has more influence on the entry of generics into the market. Regarding the penetration of generics, the results show that this variable increases with the number of marketed generics and with the differential of selling prices between brands and generics. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46739 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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