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https://hdl.handle.net/1822/46735
Título: | Projeto em redução de defeitos para melhoria do produto final numa empresa do setor têxtil |
Autor(es): | Silva, Fernanda Catarina Campos |
Orientador(es): | Sousa, Sérgio |
Palavras-chave: | Qualidade Ferramentas da qualidade Redução defeitos Têxtil Tinturaria Quality Quality tools Defects reduction Textile Dyeing |
Data: | 24-Jul-2017 |
Resumo(s): | A presente dissertação é relativa a um projeto e implementação de ações de melhoria para redução de defeitos do produto acabado, realizado numa empresa têxtil do norte de Portugal, na Tinturaria da JFA que tem o seu sistema de gestão da qualidade certificado relativamente à norma ISO 9001:2008. Para tal, vão ser utilizadas ferramentas da qualidade para melhorar os processos, encontrar os principais defeitos se encontrar as soluções mais adequadas para tais. Um defeito é qualquer desvio de uma característica de um item aos seus requisitos, podendo ou não afetar a capacidade de o item desempenhar as funções solicitadas. Identificando a causa deste e removendo-a, teremos uma diminuição de principais defeitos e reclamações por parte de clientes/fornecedores.
Foi caracterizada a empresa JFA, apresenta-se um estudo pormenorizado dos processos realizados na tinturaria e analisa-se o processo produtivo. Posteriormente propõe-se sugestões de melhoria e avalia-se a sua eficácia, na medida em que há diminuição do número de reclamações efetuadas por cliente.
Foi evidenciada na JFA a importância das ferramentas da qualidade, sendo vistas como promotoras da gestão da qualidade e da sustentabilidade organizacional. Esta pesquisa revela que, uma vez sendo uma empresa certificada pela ISO 9001:2008, o uso das ferramentas da qualidade ficou muito aquém do esperado no início do projeto. Após a implementação das ações de melhoria constatou-se que este estudo deveria ser alargado, para assim, obter resultados mais conclusivos. No entanto, as ações de melhoria, em geral, tiveram um impacto positivo conseguindo a diminuição dos principais defeitos num curto espaço de tempo. The present dissertation is related to a project and implementation of improvement actions to reduce defects of the finished product, carried out in a textile company of the north of Portugal, in the JFA Dyeing Unit, which has its quality management system certified in relation to ISO 9001: 2008. In order to do this, quality tools will be used to improve processes, find major defects and find the most appropriate solutions for them. A defect is any departure from a characteristic of an item to its requirements, and may or may not affect the ability of the item to perform the requested functions. The research method used was the case study, processing a large amount of information and, at the same time, JFA was characterized. It presents a detailed study of the processes carried out in the dyeing and an analysis bout the productive process. Subsequently, improvement suggestions are designed and implemented and its effectiveness evaluated, as the number of complaints made by customers is reduced. The importance of the quality tools was evidenced in the JFA, being seen as promoters of quality management and organizational sustainability. This research reveals that, once a company is certified by ISO 9001: 2008, the use of quality tools has fallen far short of expectations at the beginning of the project. After the implementation of the improvement actions, it was verified that this study should be extended, in order to obtain more conclusive results. However, the improvement actions, in general, had a positive impact, achieving a reduction of the main defects in a short period of time. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Engenharia e Gestão da Qualidade |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46735 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DPS - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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