Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/46531

TitleTransição universidade-emprego: relações entre prontidão adaptativa, respostas adaptativas e empregabilidade percebida
Other titlesUniversity-employment transition: relations between adaptivity, adapting and perceived employability
Author(s)Pinheiro, Marco António Custódio
Advisor(s)Taveira, Maria do Céu
KeywordsSucesso na carreira
Adaptabilidade
Respostas adaptativas
Prontidão adaptativa
Empregabilidade percebida
Career success
Adaptability
Adaptivity
Perceived employability
Issue date6-Jul-2017
Abstract(s)Atualmente, o constructo da adaptabilidade de carreira é um dos principais alvos da investigação em psicologia vocacional. Neste estudo foram analisadas duas dimensões da adaptabilidade de carreira na vida adulta, a prontidão adaptativa e as respostas adaptativas e, ainda, a empregabilidade percebida, de forma a compreender melhor os efeitos diretos e indiretos da adaptabilidade na empregabilidade percebida. O estudo contou com uma amostra de 222 participantes de ambos os sexos (177 mulheres e 45 homens) com uma média de idades de 22.70 anos (DP = 2.66), a frequentar os últimos três semestres da sua graduação ou pós-graduação, nas zonas norte, centro, sul e ilhas de Portugal. Foi usada a Utrecht Work Engagement Scale for Students para medir a prontidão adaptativa, a Escala do Desenvolvimento de Carreira de Estudantes Universitários para avaliar as respostas adaptativas e a Escala de Empregabilidade Percebida para avaliar a empregabilidade percebida. Os resultados de uma análise de caminhos demonstram a existência de relações diretas e indiretas estatisticamente significativas entre as variáveis, destacando-se a dedicação (subescala da prontidão adaptativa) com o maior efeito direto nas respostas adaptativas e indireto na empregabilidade percebida, através das respostas adaptativas.
Currently, the construct of career adaptability is one of the main focus of research in vocational psychology. In this study, two dimensions of career adaptability in adulthood, adaptivity and adapting responses, as well as perceived employability, were analyzed in order to better understand the direct and indirect effects of adaptability on perceived employability. The study includes a sample of 222 participants of both sexes (177 women and 45 men) with a mean age of 22.70 years (SD = 2.66), attending the last three semesters of their graduation or postgraduate studies, in the north, central, south regions and islands of Portugal. The Utrecht Work Engagement Scale for Students was used to measure adaptivity, the University Student Career Development Scale was used to assess adapting responses, and the Perceived Employability Scale was used to assess the perceived employability. The results of a path analysis demonstrate the existence of direct and indirect relationships statistically significant among the variables, emphasizing the role of dedication (adaptivity dimension), with the greatest direct effect on adapting and indirect effect on the perceived employability through adapting.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/46531
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

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