Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/46516

TítuloRetornos não económicos da educação: impacto da educação no estado de saúde dos indivíduos
Outro(s) título(s)Non-economic returns of education: impact of education on individuals' health status
Autor(es)Barros, Andreia Raquel Pereira
Orientador(es)Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
Palavras-chaveRetornos não-económicos
Educação
Saúde
Non-economic returns
Education
Health
Data19-Jul-2017
Resumo(s)Os retornos económicos da educação começaram por ser o alvo de grande parte dos estudos, mas a educação não gera apenas benefícios económicos, gera também retornos não económicos, entre eles, os retornos na saúde. A educação e a saúde são características importantes do capital humano, sendo a sua relação objeto de interesse dos investigadores de várias áreas que vão desde a Economia à Medicina. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo investigar a existência de retornos não económicos da educação na saúde. Para tal, são usadas medidas alternativas de saúde para o mesmo indivíduo, nomeadamente, uma medida subjetiva da saúde que decorre da perceção individual quanto ao estado de saúde, e três medidas objetivas de saúde. São aplicados modelos econométricos (modelo logit ordinal) a dados provenientes do Inquérito Social Europeu, sendo a informação relativa a 2014 aquela que é usada em todas as análises. Os resultados deste trabalho identificam um efeito da educação na saúde, mas a direção do efeito (positivo ou negativo) varia de acordo com a medida de saúde considerada. Uma maior escolaridade está associada a um melhor estado de saúde, seja percecionado pelos indivíduos (saúde auto-reportada), seja medido pelo Índice de Massa Corporal (IMC). Em contrapartida, mais escolaridade está associada a comportamentos tipicamente entendido como prejudiciais à saúde (nomeadamente, o consumo de álcool e de tabaco). Estes resultados apontam no sentido de escolaridade e saúde dos indivíduos estarem correlacionadas, mas esta associação encontrada não deve ser entendida como uma relação causal.
The economic returns of education have long been studied. It has been shown that education has obvious economic benefits, but there are also non-economic returns, namely, it has an effect on health. Education and health are important dimensions of human capital, and their relationship is of interest to researchers from various areas of study, from Economics to Medicine. The present study aims to investigate whether education has an effect on health. To this end, alternative health measures are used, namely, a subjective health measure (i.e. the individual perception of his own health status), and three objective health measures (the body mass índex, smoking behaviour, and alcohol consumption). The relationship between education and those variables has been modelled and estimated using ordered logit models, which were applied to the European Social Survey, mostly to the 2014 dataset. The results of this study indicate that there is an effect of education on health, but the direction of the effect (positive or negative) varies according to the health measure considered. Higher schooling levels are associated with better health status, either the self-reported health, or the body mass index. Nevertheless, more schooling is associated with unhealthy behaviours, namely alcohol and tobacco consumption. The results suggest that education and health are correlated, but such relationship should not be interpreted as causal.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46516
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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