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https://hdl.handle.net/1822/46227
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Joana Raquel Faria | por |
dc.contributor.author | Costa, Natália | por |
dc.contributor.author | Pacheco, José Augusto | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T10:10:38Z | - |
dc.date.available | 2017-07-20T10:10:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/46227 | - |
dc.description.abstract | Pelo seu impacto e efeitos, a Avaliação Externa das Escolas (AEE) provoca alterações relacionais e organizacionais (Barreira, 2016), com mais visibilidade na institucionalização da Autoavaliação de Escolas (AE) (European Comission/EACEA/Eurydice, 2015). O texto versa sobre um estudo de caso, de natureza institucional (Stake, 2006), realizado num agrupamento de escolas TEIP , da região norte de Portugal, com o objetivo de problematizar a AE, numa lógica de desenvolvimento, melhoria e aprendizagem (Schreens, 2003; Nevo, 2007; Pacheco, 2010), mediante a participação dos atores educativos, mais concretamente de uma equipa de AE, formada com o objetivo de responder à exigência institucional da AEE. Adota-se uma metodologia de pesquisa centrada na investigação-ação-formação, no sentido de uma grounded theory (Charmaz, 2009; Amado, 2013), dado que os dados recolhidos e analisados surgiram em resposta às necessidades dos atores educativos, principalmente no que se refere à AE e sua relação com a AEE. Os resultados indicam que a investigação-ação-formação é um processo adequado à produção de documentos sobre AE, sobretudo quando existem procedimentos ativos de corresponsabilização que estão na origem de mudanças de práticas ao nível da AE. A conceção, implementação e análise de instrumentos de avaliação, assim como o acompanhamento e monitorização de práticas institucionais, numa escola comprometida com um projeto TEIP, conduziram a um processo institucional que confere à AE um sentido compreensivo e inteligível para os atores educativos, numa 1ª fase, bem como uma orientação para os resultados, numa 2ª fase. | por |
dc.description.sponsorship | Esta comunicação insere-se no projeto de investigação de Avaliação Externa de Escolas no Ensino Não Superior (FCT – PTDC/CPE-CED/116674/2010) coordenado pela Universidade do Minho. Joana Sousa - Bolseira de doutoramento Ciências da Educação, especialização em Desenvolvimento Curricular pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT - SFRH/BD/93389/2013). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876-PPCDTI/116674/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação externa das escolas | por |
dc.subject | Autoavaliação | por |
dc.subject | TEIP | por |
dc.title | Avaliação externa e autoavaliação num agrupamento de escolas TEIP | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 25 - 27 Jan. 2016 | por |
sdum.event.type | conference | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa, Portugal | por |
oaire.citationTitle | 1ª Conferência SPCE-SEC "A Educação Comparada para além dos números: contextos locais, realidades nacionais e processos transnacionais" | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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