Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/46004
Título: | A problematização da discriminação no contexto do ensino de inglês |
Autor(es): | Boas, Sofia Raquel da Silva Vilas |
Orientador(es): | Costa, Jaime |
Palavras-chave: | Multiculturalismo Tolerância Educação intercultural Discriminação Cidadania Ensino do inglês Multiculturalism Tolerance Intercultural education Discrimination Citizenship English teaching |
Data: | 24-Jan-2014 |
Resumo(s): | Esta dissertação pretende ser um exercício de autorreflexão e investigação da temática
da discriminação através do resumo e análise de bibliografia relevante e o estado presente da
questão, no que aos Estados Unidos da América diz respeito. Ao nível prático, intenta-se
demonstrar que é importante e possível fomentar uma educação para a cidadania, promovendo
uma cultura de liberdade, participação, cooperação que desenvolva nos alunos atitudes de
responsabilização e intervenção pessoal e social num contexto de sala de aula. A tolerância e
o respeito face à diversidade cultural é certamente um princípio ético universal a promover
numa era globalizante marcada por profundas transformações na sociedade e a consequente
emergência de novas conceções e dinâmicas sociais. Estes princípios assumem ainda maior
importância numa aldeia global hoje ameaçada por pressões protecionistas e discriminatórias,
consequência da conjuntura regressiva imposta pela crise económica em que o mundo
ocidental se vê mergulhado. É nesta senda que o professor assume claramente um papel
preponderante no desenvolvimento da identidade, valores e autonomia do aluno, procurando
ser um orientador na tomada de consciência do seu universo sociocultural e da maneira como
este se relaciona com os universos socioculturais dos outros, e, simultaneamente um
instigador de uma atitude pró-ativa e reflexiva perante a sociedade do presente e do passado. This report aims at being an exercise of self-reflection and research on the problematics regarding discrimination both by the study and analysis of relevant literature and by considering the present state of the issue as far as the United States of America is concerned. At a practical level, it is an attempt to demonstrate that it is both desirable and possible to foster an education for citizenship and, consequently, to bring up a culture of freedom, participation and cooperation focused on the development in students of an attitude of accountability and of personal and social intervention in the classroom. Tolerance and respect towards cultural diversity are indeed universal ethical principles to be promoted in a globalizing era characterised by profound changes in society and by the consequent emergence of new conceptions and social dynamics. These principles are even more important in a global village today threatened by protectionist and discriminatory pressures, resulting from a deteriorating conjuncture imposed by the current economic crisis which assails the Western World. It is in this way that the teacher should clearly take a leading role in the development of the identity of the learners, their values and autonomy. A teacher should always seek to be a mentor in the creation of awareness towards the sociocultural universe and how this universe is invariably and simultaneously related to the sociocultural universe of others. The teacher should, at all times, become a promoter of a pro-active and thoughtful attitude towards society and towards the present and the past. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de atividade profissional de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/46004 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado ELACH - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sofia Raquel da Silva Vilas Boas.pdf | Tese | 4,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |