Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45915

TítuloEstudo analítico e comparativo dos recursos bibliográficos para o ensino-aprendizagem de PLE no nível de iniciação na China: um estudo de caso aplicado às Universidades de Nanquim e de Sichuan
Autor(es)Yang Xueling
Orientador(es)Moreira, Maria Micaela Ramon
Palavras-chaveRecursos bibliográficos
Ensino-aprendizagem de PLE
Universidade de Comunicação da China-Nanquim
Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan
Bibliographic resources
Teaching-learning PLE
Communication University of China
Nanguang College
Sichuan International Studies University
文本材料
葡语教育
中国传媒大学南广学院
四川外国语大学
Data3-Mar-2017
Resumo(s)Os recursos bibliográficos constituem um meio primordial e imprescindível no processo do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. O avanço na investigação nas áreas da educação, bem assim como os progressos científicos e tecnológicos têm determinado que cada vez mais apareçam recursos bibliográficos para os professores e os aprendentes escolherem. No presente trabalho, temos como principal objetivo apresentar e analisar os recursos bibliográficos utilizados na Universidade de Comunicação da China, Nanquim e na Universidade de Estudos Internacionais de Sichuan. Através da elaboração de inquéritos dirigidos aos alunos e aos docentes de PLE destas universidades, analisamos quais os recursos bibliográficos mais utilizados e as suas características. Além disso, procuramos determinar qual o grau de satisfação de professores e alunos face aos materiais usados e qual o contributo destes para o desenvolvimento dos conhecimentos e das competências dos alunos chineses que estudam Português. É ainda objetivo deste trabalho ser útil a editores que redigem manuais de PLE, fornecendo-lhes informações pertinentes sobre as necessidades concretas manifestadas por parte de professores e alunos.
Bibliographic resources is an essential and necessary part in the process of teaching foreign language. With the development of education and scientific technology, more and more bibliographic resources are provided for teachers and learners. The purpose of this article is to exhibit and analysis the bibliographic resources used in Communication University of China, Nanguang College and Sichuan International Studies University. Through analyzing the questionnaires gave to students and teachers of PLE in these universities, we summarized the high-frequency use of bibliographic resources and their characteristics. Moreover, the satisfaction degree of these resources and their contribution to improve Chinese Portuguese education is also discussed in the article. Besides, we hope this article will provide useful information to the editors who write the Portuguese teaching materials
在外语教学过程中,文本材料一直是不可或缺的重要教学资源。随着教育和 科学技术的发展,出现了越来越多的文本材料供老师和学习者选择。 本文的主要目的是展示并分析中国传媒大学南广学院和四川外国语大学所用 的文本材料,并通过对两所大学葡语专业师生的问卷调查,分析总结出两所大学 最常使用的文本材料及其特点,以及师生对这些材料的满意度和他们对提升中国 学葡语的学生的知识和能力所做出的贡献。 此外,希望本文能够对正在编写葡语教材的编者提供一些关于师生具体需求 的相关信息。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45915
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Yang Xueling.pdfTese5,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID