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TitleEmpreendedorismo tecnológico em plantas: uma nova perspetiva de visita a espaços verdes das cidades
Author(s)Cardoso, Ana Filipa Silva
Advisor(s)Sousa, Bruno Miguel Barbosa
Cunha, Ana
Issue date9-Dec-2016
Abstract(s)Este trabalho incidiu sobre o estudo de viabilidade do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas – uma aplicação móvel e um website – aplicadas a um melhor conhecimento e interpretação de espaços verdes urbanos. Este tema surge com a ideia de aliar diversos aspetos valorizáveis destes espaços: o seu património botânico e o conhecimento científico que subjaz às espécies vegetais existentes; o conhecimento cultural que encerram e que é passível de ser transmitido, ao nível histórico, social e artístico; poder constituir um meio para maior consciencialização dos problemas ambientais e de sustentabilidade promovendo uma mudança de atitudes e um papel mais participativo por parte dos cidadãos. Um objetivo último era contribuir para a promoção de um turismo mais sustentável e baseado no conhecimento. Os objetivos específicos deste trabalho eram avaliar a viabilidade destas ferramentas, conceber a marca e elaborar os protótipos. Deste modo, foi realizada uma análise de mercado, envolvendo duas dimensões – potenciais clientes e potenciais utilizadores - e executado o estudo estratégico destes produtos a nível dos vários ambientes influentes, que são o ambiente externo, o ambiente setorial e o ambiente interno. Foram ainda desenhados os protótipos, tendo em conta a idealização do marketing-mix das ferramentas tecnológicas. Os protótipos incidiram sobre a adequação dos conteúdos pretendidos para as ferramentas adaptadas aos espaços verdes selecionados. Com este estudo foi possível concluir que existe interesse do mercado na concretização destes produtos, para além de que o ambiente geral a nível estratégico para o seu desenvolvimento é bastante positivo. O ambiente setorial pode tornar-se bastante competitivo mas esse fator motiva para um esforço em manter o posicionamento, acabando por ser benéfico através da pressão imposta. Por fim, o ambiente interno é estável, apesar de que a constituição de uma equipa alavancaria todo o processo de desenvolvimento final dos produtos. Por tal, espera-se no futuro que seja possível que estes produtos possam competir no mercado e serem bem-sucedidos, contribuindo para uma sociedade mais esclarecida, consciente dos problemas ambientais e da sua capacidade de intervenção e participação.
This study focused on the feasibility of the development of technological tools - a mobile application and a website - applied to a better understanding and interpretation of urban green spaces. This theme arises from the idea of combining various important aspects of these spaces: their botanical heritage and scientific knowledge that underlies within the plant species; the cultural knowledge they contain and which is likely to be transmitted to the historical, social and artistic level; raising awareness to environmental issues and sustainability, promoting a change in attitudes and a more participatory role of the citizens. An ultimate goal would be the contribution towards a more knowledge-based and sustainable tourism. The objectives of this study were to assess the feasibility of these technological tools, designing the brand and developing the prototypes. Thus, a market analysis was carried out, involving two dimensions - potential customers and potential users - along with the strategic analysis of these products at the various influential environments, which are the external environment, the industry environment and the internal environment. Also, the prototypes were designed, taking into account the creation of the marketing mix for the technological tools. Prototypes focused on suiting the desired content of the tools into selected green spaces. With this study it was concluded that there is market interest in these products. In addition, at the strategic level, the general environment for their development is very positive. The industry environment may become highly competitive but this factor motivates efforts in order to maintain the positioning, being eventually beneficial by pressing for constant improvement. Finally, the internal environment is stable, although the establishment of a team would leverage the whole process of the final product development. For all this, it is expected that in the future may be possible that these products can compete in the market and be successful, contributing to a more enlightened society, aware of environmental problems and their capacity for intervention and participation.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45871
AccessEmbargoed access (3 Years)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DBio - Dissertações de Mestrado/Master Theses

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