Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45744

TitleCurrículo: o quê e para quê? (Des)construindo a voz de estudantes da formação inicial de professores de Educação Física
Author(s)Carvalho, Maria de Lurdes Dias de
Cruz, Judite Zamith
KeywordsFormação de professores
Conhecimentos profissionais
Competências
Identidade profissional
Issue dateJul-2016
PublisherLEGS e.V. - Leipzig Experts in Global Sport e.V.
Abstract(s)[Excerto] Introdução: Uma das principais tarefas atribuídas hoje a universidade é ajudar os estudantes na construção da sua formação profissional proporcionando a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos científicos, metodológicos, investigativos e reflexivos que o estudante foi acumulando e da apropriação da sua responsabilidade social e fomento da promoção da melhoria da sociedade. A estas funções acresce-se o encetar novas sendas da formação social e pessoal do estudante, promovendo oportunidades, adquirindo competências pessoais e profissionais, mobilizando de forma integrada conhecimentos, atitudes e procedimentos que dependem, simultaneamente, do empenho pessoal e da existência de um contexto favorável (Leitão, Alarcão, 2006). Nesta perspetiva, é importante valorar a “voz” dos estudantes, participantes fundamentais no processo formativo (Fullan, Hargreaves, 2001), que podem aportar contribuições para desenvolvimento profissional e mudanças dos professores (Teixeira, Flores, 2010). [...]
TypeconferenceAbstract
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45744
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:CIEd - Resumos, posters em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Resumo_Curriculo.pdf9,14 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis