Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45718

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGeraldo, M. Dulcepor
dc.contributor.authorCerqueira, Sandra Isabel Ramospor
dc.date.accessioned2017-05-25T09:27:26Z-
dc.date.issued2017-01-06-
dc.date.submitted2016-10-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45718-
dc.descriptionRelatório de atividade profissional de mestrado em Ciências – Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)por
dc.description.abstractO presente relatório de atividade profissional visa a obtenção do grau de Mestre em Ciências – Formação Contínua de Professores, na área de especialização de Física e Química ao abrigo do despacho RT 38/2011. O supracitado relatório está organizado em cinco partes: enquadramento do relatório de atividade; enquadramento científico; projetos, cargos e atividades; formação e conclusão. Na primeira parte, enquadramento do relatório de atividade, fundamenta-se a escolha do tema “Velocidade das Reações Químicas: fatores que afetam a velocidade das reações química e sua relevância no dia a dia”. A segunda parte, enquadramento científico, alude sobre os conteúdos do programa da disciplina de Físico-Química do 8º ano, do 3º ciclo, considerando as metas curriculares, contudo, com uma profundidade superior à exigida no ensino básico. Ao desenvolver o tema explora-se as reações químicas, a velocidade das reações químicas e os fatores que influenciam a velocidade dessas reações. Depois são descritas as atividades experimentais que mais são utilizadas nas aulas com os alunos do 3º ciclo do ensino básico e por fim apresentam-se alguns exemplos do dia a dia. Seguidamente, na terceira parte, analisam-se alguns projetos desenvolvidos ao longo da atividade profissional, com particular destaque para o projeto “Descobre o teu Universo” e para o “Projeto Fénix – Mais Sucesso”. Em cada um deles são focados os objetivos, os conteúdos científicos que abrangeram e o seu nível de consecução/sucesso. Apresentam-se ainda, na quarta parte, as ações de formação realizadas no âmbito da atividade docente, com destaque no aprofundamento de conhecimentos na vertente científica e pedagógica, nomeadamente a Pós Graduação em Educação Especial, dado o seu relevo atual e aplicabilidade para a escola inclusiva. Finalmente, na quinta e última parte, é realizada uma reflexão sobre o desempenho da atividade docente ao longo do percurso profissional.por
dc.description.abstractThe present professional activity report aims the achievement of a Master in Sciences - Further Education for Teachers in the area of Physics and Chemistry Specialization under the order RT 38/2011. The above report is organized into five parts: activity report background; scientific background; projects, positions and activities; professional qualification and conclusion. In the first part of the activity report the background lies on choosing the theme "Rate of Chemical Reactions: factors that affect the rate of chemical reactions and their relevance in everyday life." The second part, scientific background, refers to the contents of Physics and Chemistry present in the 8th grade, elementary school curricular goals. This report pursuit a greater depth than that required in basic education. Along the report the themes chemical reactions, rate of chemical reactions and factors that influence the rate of these reactions, are developed and explored. The experimental activities most used in 8th grade classes are described with the students and finally some examples of day to day activities are presented. In the third part, some projects developed along the professional activity are emphasized, with particular emphasis to the project "Find your Universe" and the "Phoenix Project - More Success". In each are focused the objectives, the scientific content and their level of achievement / success. Present in the fourth part, are the training activities carried out under the professional qualification, highlighting the deepening of knowledge in the scientific and educational aspect, including a Post-Graduation in Special Education, given its current relevance and applicability to inclusive school. The fifth and final part, a reflection is done on the performance of the teaching activity along the career path.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleRelatório de atividade profissionalpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201680858por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Ciênciaspor
dc.subject.fosCiências Naturais::Outras Ciências Naturaispor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CDQuim - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sandra Isabel Ramos Cerqueira.pdf
Acesso restrito!
8,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID