Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45706

TítuloO papel da memória na aprendizagem das ciências musicais
Outro(s) título(s)The role of memory in the learning process of music sciences and music theory
Autor(es)Canelas, Eduardo Miguel Fraguito Gomes
Orientador(es)Lessa, Elisa Maria
Palavras-chaveMemória
Cognição
Aprendizagem
Pedagogia
Memory
Cognition
Learning
Pedagogy
Data27-Abr-2017
Resumo(s)O Projeto de Intervenção pedagógica: O Papel da Memória na Aprendizagem das Ciências Musicais, que surge no âmbito do plano de estudos do Mestrado em Ensino de Música do Instituto da Educação da Universidade de Minho, foi colocado em prática no Conservatório Regional de Música de Vila Real, nas disciplinas de História da Cultura e das Artes e de Formação Musical. A memória e o processo de memorização têm sido desde a segunda metade do século XX objeto de estudo das mais diversas áreas do conhecimento. Trata-se de uma área que pelo seu carácter interdisciplinar nos leva a áreas do conhecimento como psicologia, sociologia, linguística, computação ou ciências médicas. Nesse sentido, este Relatório de Estágio, desenvolvido no Conservatório Regional de Música de Vila Real, com alunos do Ensino Secundário de Música, teve como principal objetivo desenvolver e a aplicar pedagogicamente estratégias de memorização de forma a estimular e potencializar a aprendizagem. Neste Projeto de Intervenção pedagógica tratou-se de desenvolver e aplicar um modelo pedagógico funcional, baseado em estratégias pedagógicas capazes de potencializar a memorização, de atingir os objetivos propostos e nomeadamente aproximar e cativar os alunos para as Ciências Musicais e para a Formação Musical. Este Relatório de Estagio contempla também o desenvolvimento de Projeto Artístico, idealizado, desenvolvido e concebido em conjunto com os alunos e apresentado à comunidade escolar. Memórias: A Mulher ao Piano teve como objetivos dar a conhecer o conceito de memória biográfica, a emancipação da mulher nas artes e o património musical local e nacional.
The Pedagogical Intervention Project: The Role of Memory in the Learning Process of Music Sciences, in the ambit of the Master’s Degree in Music Teaching in the Instituto da Educação of Universidade do Minho, put in practice in the Conservatório Regional de Música de Vila Real in the subjects of History of Culture and Arts and Music Theory. Memory and the process of memorisation have been, since the second half of the 20th century, the object of study of the most diverse fields of knowledge. It is a field that by its interdisciplinary character takes us to other fields of knowledge such as psychology, sociology, linguistics, computing or medical sciences. This being said, this Internship Report, developed in the Conservatório Regional de Música de Vila Real with high school music students, had as its main purpose to develop and pedagogically apply memorisation strategies, as a way to stimulate and potentiate their learning. This Project of Pedagogical Intervention was about developing and applying a functional pedagogical model, based on pedagogical strategies capable of potentiating the memorisation, of achieving the proposed goals and, namely, reach and captivate the students more effectively in the way of Musical Sciences or Music Theory. This Internship Report also focuses on the development of the Artistic Project, idealized, developed and designed together with the students and presented to the school community. Memories: The Women on the Piano, had the purpose of exploring the concept of biographic memory, women’s emancipation in arts and the local and national musical patrimony.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45706
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eduardo Miguel Fraguito Gomes Canelas.pdf3,17 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID