Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45693

TítuloO coro infantil na escola vocacional: contributo para uma seleção informada e alargamento de repertório
Outro(s) título(s)The children’s choir at the vocational school: contribution to an informed selection and repertoire extension
Autor(es)Pereira, Cíntia Andreia Alves
Orientador(es)Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Palavras-chaveCoro infanti
Voz na infância e adolescência
Mudança de voz
Repertório adequado
Performance vocal
Children's choir
Voice in childhood and adolescence
Voice change
Suitable repertoire
Vocal performance
Data6-Abr-2017
Resumo(s)No âmbito do Projeto de Intervenção Pedagógica Supervisionada foi elaborado o presente relatório de estágio, no intuito de refletir sobre o trabalho desenvolvido ao longo do percurso formativo que integra o Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho. Sob o título O coro infantil na escola vocacional: contributo para uma seleção informada e alargamento de repertório, o projeto foi aplicado na Academia de Música de Viana do Castelo, numa turma de Classe de Conjunto Vocal composta por 26 alunos, do sexo masculino, de diferentes níveis, com idades compreendidas entre os 8 e os 13 anos e teve como principais objetivos: alargar as perspetivas metodológicas no que respeita ao ensino vocal na infância, utilizando pedagogias e didáticas diferenciadas; encontrar um conjunto de obras que pudessem ser interiorizadas e apresentadas em público, com consistência e à vontade por parte dos alunos; avaliar o impacto da abordagem adotada ao longo da intervenção; conhecer metodologias do ensino vocal infantil e adolescente; motivar os alunos para novos desafios vocais e interpretativos; pedir a um compositor com proximidade com o coro para escrever uma obra ou peças que permitissem interagir no sentido de encontrar o melhor resultado em termos de performance final. No contexto da faixa etária e nível a que se destinaram as obras trabalhadas - Trava Lengas e Lenga Línguas, do compositor Vasco Negreiros e Peixe vermelho e Tempestade, do compositor Luís Pipa - foi oferecido aos alunos um desafio pela rejeição do óbvio e a apresentação de materiais musicais diferentes. Estas obras permitiram explorar novas técnicas vocais, tais como glissandos e o estilo vocal conhecido como Sprechgesang dando um forte contributo para o alargamento das competências vocais e interpretativas do coro. Realça-se a inclusão de gestos na performance vocal que, para além de toda a motivação e entusiasmo provocados, denotou-se que facilitou a memorização da letra, tornando a performance vocal mais expressiva. Os alunos foram colocados em contacto com um tipo de notação gráfica diferente a partir da qual foi possível a invenção de gráficos na obra Tempestade, pois o compositor teve o cuidado de deixar em aberto uma parte para que os alunos fossem estimulados a criar. Estes utilizaram notações e desenhos inventados como instrumentos de representação de sons na música, permitindo-lhes vivenciar e participar na construção real de uma obra tornando possível a participação construtivista da sua aprendizagem musical. Como consequências futuras pretende-se que este projeto possa dar um contributo para a resposta a questões relacionadas com a seleção de repertório adequado para coros infantis e coros com elementos em fase de mudança vocal e que o material partilhado possa contribuir para as boas práticas do ensino vocal em grupo.
Under the Supervised Pedagogical Intervention Project was prepared this internship report in order to reflect on the work along the training path that integrates the Master in Music Education of the University of Minho. Under the title The children's choir at the vocational school: contribution to an informed selection and repertoire extension, the project was implemented at the Academia de Música de Viana do Castelo in Vocal Ensemble Class consisted of 26 students, male sex, different levels, aged between 8 and 13 years and had as main objectives: extending the methodological perspectives with regard to vocal learning in childhood, using differentiated pedagogies and teaching methods; find a set of works that could be internalized and presented in public, with consistency and willingness on the part of students; assess the impact of the approach adopted during the intervention; know methods of child and adolescent vocal education; motivate students to new vocal and interpretative challenges; ask a composer with proximity to the choir to write a piece or pieces that allow interact in order to find the best result in terms of a final performance. In the context of the age group and level at which the studied works – Trava Lengas e Lenga Línguas, composed by Vasco Negreiros and Peixe vermelho e Tempestade, by Luís Pipa - a challenge for the rejection of the obvious and the presentation of different musical materials was offered. These musical works allowed to explore new vocal techniques, such as glissandos and the vocal style known as Sprechgesang giving a strong contribution to the amplification of the vocal and interpretive skills of the choir. The inclusion of gestures in vocal performance was emphasized, which,, in addition to all the motivation and enthusiasm provoked, facilitated the memorization of the words, making vocal performance more expressive. The students were put in touch with a different type of graphic notation from which the invention of graphics in the musical work Tempestade was possible, since the composer was careful to leave open a part for the students to be stimulated to create. They used notations and designs invented as instruments of representation of sounds in music, allowing them to experience and participate in the actual construction of a work, making possible the constructivist participation of their musical learning. As future consequences it is intended that this project will make a contribution to the answer to questions related to the selection of appropriate repertoire for children's choirs and choirs with elements in voice-changing period and the shared material can contribute to good vocal ensemble teaching practices.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de Estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45693
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cíntia Andreia Alves Pereira.pdf5,78 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID