Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45535

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos M.por
dc.date.accessioned2017-05-08T08:48:50Z-
dc.date.available2017-05-08T08:48:50Z-
dc.date.issued2017-04-
dc.identifier.isbn978-85-444-1558-0por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45535-
dc.descriptionA produção deste capítulo insere-se na produção do livro "Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente", que se consubstancia num conjunto alargado e diversificado de textos de autores, insere-se num leque mais vasto de atividades dinamizadas pelo Protocolo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade do Minho (UM), firmado no início de 2016. Tendo como objetivo mobilizar recursos com o propósito de desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico e cultural, procurando contribuir para a expansão qualitativa de atividades de ensino, pesquisa/investigação e extensão/contato com a comunidade em ambas as academias. A proposta adotada para este livro pauta-se pela busca de exploração e indagação sobre a multidimensionalidade dos processos educacionais, permitindo uma abordagem de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspectivas e diferentes campos do conhecimento.por
dc.description.abstractA partir do contexto português, o autor do texto problematiza a concepção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. Questiona também o conceito de educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a ideia da abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do desvelo das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Fala-se, deste modo, de uma educação básica entendida “como oferta formativa de base” sobre a qual “se constroem percursos alternativos de formação com flexibilidade e orientação de interesses”. Ao elucidar a compreensão da educação básica, o autor apresenta o currículo e o seu desenvolvimento como elemento central que deve ser considerado na perspectiva de um currículo coerente e relevante para os estudantes, o qual deve ser pensado e estruturado a partir da integração curricular, como forma de combate ao currículo fragmentado e padronizado. O autor apresenta ainda uma reflexão em torno da finalidade dos saberes básicos e competências, as funções diversas que deve assumir a educação básica e da necessária educação ao longo da vida, terminando por apresentar alternativas para a educação básica no contexto actual da sociedade pós-moderna.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora CRVpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino básicopor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectReformas curricularespor
dc.subjectCurrículo básicopor
dc.subjectQualidade das escolaspor
dc.subjectSaberes básicospor
dc.subjectCompetênciaspor
dc.subjectAprendizagem ao longo da vidapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectFinalidades da educaçãopor
dc.titleO ensino básico e a escola no contexto da sociedade pós-modernapor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage27por
oaire.citationEndPage57por
oaire.citationTitleDimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docentepor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.bookTitleDimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docentepor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capitulo_01_Carlos_Silva_Processos-Educativos_2017.pdf5,25 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID