Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45535
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Carlos M. | por |
dc.date.accessioned | 2017-05-08T08:48:50Z | - |
dc.date.available | 2017-05-08T08:48:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-04 | - |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-1558-0 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/45535 | - |
dc.description | A produção deste capítulo insere-se na produção do livro "Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente", que se consubstancia num conjunto alargado e diversificado de textos de autores, insere-se num leque mais vasto de atividades dinamizadas pelo Protocolo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Universidade do Minho (UM), firmado no início de 2016. Tendo como objetivo mobilizar recursos com o propósito de desenvolver ações de intercâmbio técnico-científico e cultural, procurando contribuir para a expansão qualitativa de atividades de ensino, pesquisa/investigação e extensão/contato com a comunidade em ambas as academias. A proposta adotada para este livro pauta-se pela busca de exploração e indagação sobre a multidimensionalidade dos processos educacionais, permitindo uma abordagem de temáticas relacionadas com a educação e o currículo, que induz, de forma abrangente, um tratamento diversificado a partir de diferentes perspectivas e diferentes campos do conhecimento. | por |
dc.description.abstract | A partir do contexto português, o autor do texto problematiza a concepção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. Questiona também o conceito de educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a ideia da abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do desvelo das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Fala-se, deste modo, de uma educação básica entendida “como oferta formativa de base” sobre a qual “se constroem percursos alternativos de formação com flexibilidade e orientação de interesses”. Ao elucidar a compreensão da educação básica, o autor apresenta o currículo e o seu desenvolvimento como elemento central que deve ser considerado na perspectiva de um currículo coerente e relevante para os estudantes, o qual deve ser pensado e estruturado a partir da integração curricular, como forma de combate ao currículo fragmentado e padronizado. O autor apresenta ainda uma reflexão em torno da finalidade dos saberes básicos e competências, as funções diversas que deve assumir a educação básica e da necessária educação ao longo da vida, terminando por apresentar alternativas para a educação básica no contexto actual da sociedade pós-moderna. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora CRV | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino básico | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Reformas curriculares | por |
dc.subject | Currículo básico | por |
dc.subject | Qualidade das escolas | por |
dc.subject | Saberes básicos | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Finalidades da educação | por |
dc.title | O ensino básico e a escola no contexto da sociedade pós-moderna | por |
dc.type | bookPart | por |
oaire.citationStartPage | 27 | por |
oaire.citationEndPage | 57 | por |
oaire.citationTitle | Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capitulo_01_Carlos_Silva_Processos-Educativos_2017.pdf | 5,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |