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TítuloCuidar em enfermagem baseado nas forças: promover competências de observação nos estudantes de enfermagem para a realização do exame físico
Autor(es)Encarnação, Paula
Augusto, Cláudia
Palavras-chaveCuidar baseado nas forças
Exame físico
Observação
Estudantes de enfermagem
DataAbr-2017
EditoraEscola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSNorteCVP)
Resumo(s)Introdução: O Cuidar em Enfermagem Baseado nas Forças considera a totalidade da pessoa, os recursos de que dispõe para lidar mais eficazmente com os desafios da sua vida e saúde. Na perspetiva dos enfermeiros, relaciona-se com o modo como estes profissionais apoiam o que está a funcionar bem, de modo a ajudar os doentes, clientes, famílias e comunidades a adaptarem-se e a transformarem-se. De acordo com esta abordagem a observação deve constituir um foco importante na educação e treino dos estudantes de enfermagem, através da realização do exame físico e da história clínica detalhada do doente. Objetivos: Descrever os requisitos para treinar e (re)treinar os sentidos dos estudantes de enfermagem, em contexto de prática simulada, na realização do exame físico ao doente, para desenvolver a competência de observação. Método: Revisão da abordagem do Cuidar Baseado nas Forças, no âmbito da promoção das competências de observação dos estudantes de enfermagem para a realização do exame físico, através do treino e (re)treino dos sentidos. Resultados: Observar, segundo esta abordagem envolve monitorizar e escrutinar com o intuito de assistir intencionalmente a um fenómeno. Na prática simulada da técnica de observação, propõe-se aos estudantes desenvolver, através do treino e (re)treino dos oito sentidos, designadamente, os cincos sistemas sensoriais tradicionais (isto é, visão, audição, olfato, paladar, tato) e dos três sentidos requeridos para a prática, que controlam as sensações corporais internas, pensamentos e sentimentos que são indispensáveis para a prática. A realização do exame físico, deverá ocorrer de acordo com algumas interrogativas: O que observar? Porquê observar? Quem observar? Quando observar? Como observar? Estas interrogativas contribuem para a tomada de decisão clínica, no sentido de planear cuidados mais responsivos e adeuados. Conclusões: Aprender a cuidar requer que os estudantes realizem observações perspicazes, precisas, detalhadas e claras. Os estudantes usam os seus sentidos para ver as coisas mais claramente, para selecionar informação relevante acerca da pessoa e do ambiente, tomando as melhores decisões clínicas. A segurança e bem-estar da pessoa e família estão dependentes da capacidade de observação dos enfermeiros.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45528
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:ESE-CIE - Livros de atas / Papers in conference proceedings

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