Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45489

TítuloA imagem como recurso pedagógico para o ensino das ciências musicais
Outro(s) título(s)The image as educational resource for teaching musical sciences
Autor(es)Monteiro, Leandro Vieira
Orientador(es)Lessa, Elisa Maria
Palavras-chavePicture
Music
Education
Learning
Teaching Resource
Imagem
Música
Ensino
Aprendizagem
Recurso Pedagógico
Data13-Dez-2016
Resumo(s)O presente relatório descreve o projeto pedagógico desenvolvido no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga no ano letivo 2015/2016. A utilização de imagens, como recurso pedagógico para o ensino das Ciências Musicais no contexto do ensino especializado artístico encara as seguintes questões: 1) Qual o papel da imagem enquanto recurso para a aprendizagem? 2) Como pode a imagem contribuir para o sucesso da aprendizagem da História da Música e Formação Musical? 3) Que imagens se adequam ao ensino? 4) Como trabalhar a imagem no ensino da Ciências Musicais? A reflexão crítica centrar-se na observação de aulas e na prática letiva em vários níveis de ensino: Formação Musical, 4º ano do 1º Ciclo e 6º ano do 2º Ciclo; História da Cultura e das Artes, 11º ano do Secundário. A composição teórica desta investigação contempla no enquadramento do primeiro capítulo “Imagem, Música e Linguagem”, “Perceção e Estímulo” e “A Imagem no Ensino das Ciências Musicais”. No segundo capítulo, Desenvolvimento do Estudo Empírico, “Enquadramento Contextual”, “Descrição das Observações de Aula” e “Planificação e Desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógico”. Nos dois últimos capítulos encontram-se a “Recolha e Interpretação de Dados” e “Reflexão Conclusiva” respetivamente. De uma forma sintética, o estudo pretende estabelecer a imagem como recurso para o ensino e aprendizagem assim como de fornecer uma visão alternativa aos recursos pedagógicos normativos, revelar as suas vantagens, despertando interesses e motivando os jovens estudantes para as questões de matéria tanto da História da Música como da Formação Musical.
The present report describes the educational project developed in the Calouste Gulbenkian Music Conservatory of Braga in the academic year 2015/2016. The use of images as a pedagogical resource for the teaching of Musical Sciences in the context of artistic specialized education faces the following questions: 1) What is the role of the image as a resource for learning? 2) How can the image contribute to the success of the learning History of Music and Musical Education? 3) What images are suited to teaching? 4) How to work image in the teaching of Musical Sciences? Critical reflection focus on classroom observation and teaching practice in various levels of education: Musical Education, 4th year of 1st cycle and 6th year of 2nd cycle; History of Culture and Arts, the 11th year of the secondary. The theoretical composition of this research includes the frame of the first chapter "Image, Music and Language", "Perception and Stimulus" and "The image in the education of Musical Sciences." In the second chapter, Development Empirical Study, "Contextual Framework", "Description of Class Notes" and "Planning and Development of Educational Intervention Project." In the last two chapters are the "Data Collection and Interpretation" and "Conclusive Reflection" respectively. In summary form, the study aims to establish image as an alternative tool for teaching and learning as well as providing an alternative view to the normative teaching resources, developing its advantages, arousing interest and motivating young students to the issues of matter both Music History and Musical Education.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45489
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Leandro Vieira Monteiro.pdf
Acesso restrito!
6,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID