Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45236

TítuloTécnicas de respiração na aprendizagem do clarinete no nível básico do ensino especializado da música
Outro(s) título(s)Breathing techniques in clarinet learning at the basic level of specialized music teaching
Autor(es)Barbosa, Tânia Sofia Capela
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveRespiração
Ensino
Clarinete
Sistema respiratório
Breathing
Music teaching
Clarinet
Respiratory System
Data3-Jan-2017
Resumo(s)O presente relatório é o culminar do Estágio, realizado na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, com alunos do ensino básico e secundário. É um facto conhecido que um executante de um instrumento de sopro, tal como o clarinete, deve ter a capacidade de controlar a respiração e a pressão do ar, para conseguir um bom desempenho técnico-musical. No período de intervenção foram utilizados alguns exercícios que aparecem no corpo do presente relatório para desenvolver o domínio da respiração. Os alunos, foram acompanhados pela estagiária durante o estudo, mas especialmente os mais novos, considerando que estavam numa fase inicial de contacto com o instrumento, para orienta-los no uso adequado dos exercícios. Ao longo do estágio foram realizados questionários aos alunos para perceber qual a importância que estes dão à parte da respiração, notando que pouco tempo dedicam a este tema. Foram também realizados questionários gerais e concluiu-se que uma grande percentagem de professores dedica pouco ou nenhum tempo a exercícios de respiração, mesmo na questão da explicação do sistema respiratório aos seus alunos. No final do estágio pudemos apreciar que os alunos tinham evoluído positivamente graças aos exercícios específicos realizados sob a nossa orientação. Os estudantes conseguiram ter um maior controlo da respiração e da pressão do ar, o que consequentemente trouxe uma melhoria na qualidade tímbrica e na projeção do som. Os alunos participantes perceberam a importância da realização de exercícios de respiração aquando do estudo do instrumento, mostrando-se bastante motivados graças aos resultados obtidos.
The present report summarizes the Internship done at Valentim Moreira Music Academy, with basic and secondary students. It is a well-known fact that a performer of a brass instrument, such as the clarinet, must have the capacity of controlling breathing and air pressure, to accomplish a good technical and musical performance/interpretation. During the period of intervention, some exercises (which you can see in this report) were done in order to develop the mastery of breathing. During the study, students were followed and advised by the intern, especially the younger ones considering that they were at their first contact with the instruments, in order to guide them in the correct use of the exercises. Throughout the internship, questionnaires were carried out to the students to realize how important they are to the breathing part, noting that they dedicate little time to this theme. General questionnaires were also conducted and it was concluded that a large percentage of teachers dedicate little or no time to breathing exercises, even in the question of explaining the respiratory system to their students. At the end of the internship, we could see that students had made positive progress due to the specific exercises done under our guidance and supervision. Students accomplished greater control of breathing and air pressure, and consequently it brought an improvement of sound definition and sound projection. Students realized the importance of doing breathing exercises when studying the instrument and revealed themselves motivated due to the accomplished results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45236
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tania Sofia Capela Barbosa.pdf3,96 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID