Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45221
Título: | Ecoliteracia : a influência das narrativas no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos |
Outro(s) título(s): | Ecoliteracy : the influence of narratives in the development of ecological consciousness of students |
Autor(es): | Vieira, Marisa Raquel Marques |
Orientador(es): | Ramos, Rui Lima |
Palavras-chave: | Ecoliteracia Construtivismo Leitura Escrita Interdisciplinaridade Ecoliteracy Constructivism Reading Writing Interdisciplinarity |
Data: | 20-Jan-2017 |
Resumo(s): | O presente relatório apresenta o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino
Supervisionada, cujo objetivo era promover o desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos
através das narrativas, procurando também desenvolver a escrita e a leitura.
O desenvolvimento do domínio da língua foi o ponto fulcral deste projeto, com a respetiva
progressão na leitura e na escrita de textos, que permitiram aos alunos a consequente evolução dos
seus conhecimentos, das suas aptidões e das suas atitudes perante o uso da língua portuguesa. Para
esse efeito promovemos o contato dos alunos com diferentes tipologias textuais, através da sua leitura
e escrita.
Neste quadro, e tendo em conta que o ambiente em que vivemos é cada vez mais uma
preocupação da nossa sociedade, procurámos, através deste projeto, compreender qual a influência do
Homem no meio ambiente, mais especificamente na extinção das espécies animais. Para que isso
fosse possível, promoveram-se diversas leituras e escritas, com o intuito de contribuir para a formação
de cidadãos mais conscientes, reflexivos e críticos acerca da influência que o Homem tem no nosso
meio ambiente. Através de diversas atividades propostas a alunos de uma turma de 2º ano, constituída
por vinte e cinco alunos, e de uma turma de 6º ano, constituída por dezassete alunos, procurámos
alcançar os seguintes objetivos gerais: fomentar o gosto pela leitura, desenvolver a capacidade de
pesquisa, seleção e registo de informação, promover o trabalho de grupo e a entreajuda, desenvolver o
pensamento crítico e reflexivo e promover a interdisciplinaridade. A metodologia selecionada para este
projeto foi a construtivista e os dados foram obtidos através dos trabalhos realizados pelos alunos, das
fotografias e das observações e reflexões das aulas.
Após a realização deste projeto considerámos que fomos capazes de atingir os objetivos
propostos e contribuímos para que os alunos ficassem mais informados e desenvolvessem
competências e ferramentas que lhes permitam ter uma opinião e intervir no meio ambiente que os
rodeia. The present report presents the work developed in Supervised Teaching Practise, which goal was to promote the development of ecological consciousness of students trough narratives, also looking to develop their reading and writing. The development of language proficiency was the focal point of this project, with the respective progress in reading and writing texts, which allowed students the consequent evolution of their knowledge, their skills and their attitudes towards the use of the Portuguese language. To this end we promote the contact of students with different text types, through its reading and writing. In this context, taking into account that the environment that we lived in is more and more a concern of our society, we look, through this project, to understand the influence of man on the environment, specifically in the extinction of animal species. To make this possible, different readings and readings were promoted, in order to contribute to the formation of more conscious citizens, reflective and critical about the influence that man has on our environment. Through various activities proposed to students in a class of 2nd year, constituted by twenty five students, and a 6th grade class, constituted by seventeen students, we looked to achieve the following general objectives: foment a love of reading, develop research capacity, selection and registration information, promote group work and mutual aid, develop critical and reflective thinking and promote interdisciplinarity. The methodology selected to this project was the constructivist and the data were obtained through the work done by students, the photographs and the observations and reflections of classes. After the completion of this project we considered that we were able to achieve the proposed goals and we contribute to the students stay more informed and develop skills and tools that enable them to have an opinion and intervene in the environment around them. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45221 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marisa Raquel Marques Vieira.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |