Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45195

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPipa, Luís Filipe Barbosa Loureiropor
dc.contributor.advisorWalton, Eliot Alexander Lawsonpor
dc.contributor.authorCosta, Ana Filipa Alvespor
dc.date.accessioned2017-04-03T08:51:09Z-
dc.date.available2017-04-03T08:51:09Z-
dc.date.issued2017-01-03-
dc.date.submitted2016-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/45195-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Músicapor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, inserida no segundo ano do mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Para a realização do mesmo foi efetuada uma investigação teórica e seguida prática pedagógica supervisionada realizada no ano letivo de 2014/2015, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães. O propósito traçado para este projeto foi o de aferir se estas ferramentas (metáforas e imagética), quando aplicadas nas aulas de instrumento, poderiam contribuir para uma maior expressividade musical aquando da performance. Assim, os objetivos específicos deste trabalho foram: (1) os alunos serem capazes de transportar as suas experiências pessoais para a música sendo mais expressivos musicalmente quando se apresentam; (2) a metáfora e imagética como forma de libertação de tensões inerentes à prática do violino; (3) motivar os alunos; (4) implementar o espirito criativo nos discentes. Vários são os autores que defendem a utilização das ferramentas metáforas e imagética no ensino. No entanto, estas ferramentas só são realmente úteis e facilitadoras da aprendizagem quando utilizadas corretamente. Assim, neste relatório apresentam-se vários autores que ajudam a utilizar a metáfora e imagem para um melhor ensino. A prática pedagógica supervisionada foi realizada com três alunos de violino. No decorrer das aulas foram utilizadas, para além da prática mais “tradicional” de ensinoaprendizagem, as ferramentas anteriormente referidas. No final do projeto realizou-se uma análise dos dados recolhidos sob a forma de questionário aos alunos participantes, onde é possível verificar que todos eles afirmam ter sido uma experiência muito positiva enquanto estudantes de música.por
dc.description.abstractThe following pedagogical internship report, is part of the curricular unit Professional Internship, present in the second year of the Master of Teaching Music of Minho University. In order to do this report it was undertaken both a theoretical investigation and a pedagogical practise, carried out as well as supervised, during the academic year of 2014/1015 at Academia de Música Valentim Moreira de Sá in Guimarães (Portugal). The purpose of this project was to assess if these tools (imagery and metaphor), when applied during instrument classes, could contribute for a deeper musical expressiveness while performing. Therefore the specific objectives of this report were: (1) students to be able to bring their personal experiences into music becoming, this way, more musically expressive when performing; (2) the imagery and the metaphor as a way to release tensions inherent in violin practise; (3) to motivate students; (4) to implement a creative spirit within in the students. Several authors defend the usage of these tools when teaching. However, these tools are only helpful and facilitate the learning process when correctly applied. Therefore in this report are presented several authors, who work as guides to use the imagery and metaphor in a way to improve teaching. This pedagogical practise was carried out in three violin students. And, as well as the so-called “classic” teaching method, the strategies mentioned above were also carried out during classes. At the end of the project, it was undertaken a data analysis in the form of a questionnaire, where we can ascertain that all the students say they have had a very positive experience as music students.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetáforapor
dc.subjectImagéticapor
dc.subjectExpressividade musicalpor
dc.subjectEnsino de violinopor
dc.subjectProjeto de intervençãopor
dc.subjectMetaphorpor
dc.subjectImagerypor
dc.subjectMusical expressivenesspor
dc.subjectViolin teachingpor
dc.subjectIntervention projectpor
dc.titleA metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violinopor
dc.title.alternativeImagery and metaphor: a contribute for the musical expressiveness when teaching the violinpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201624060por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Filipa Alves Costa.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID