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https://hdl.handle.net/1822/45194
Título: | Cultura, diversidade, diferenciação: Um guia elementar |
Autor(es): | Cunha, Manuela Ivone P. da |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS) |
Resumo(s): | [Excerto] Nota Introdutória: O que é a antropologia? A resposta a esta pergunta tomou aqui a forma de um texto concebido como registo desenvolvido de um programa de sensibilização inicial e genérica à linguagem antropológica1. Procurou-se essa aproximação através da questão, nuclear a esta área do saber, da diversidade, do balanço entre o universal e o particular, caminhando de problemas transversais para temas particulares que os ilustrem em âmbitos mais específicos. Trata-se de um tipo de introdução à disciplina pensado para estudantes e profissionais de outras áreas que não necessariamente a antropologia social e cultural, mas que queiram recorrer a ela como um instrumento complementar de compreensão e leitura crítica do mundo contemporâneo. Embora vise um acesso simples a conceitos e temas fundamentais da disciplina, assim como às perspetivas que os geraram, não é um pacote pronto a armazenar, mas uma via de entrada que passa sobretudo por fornecer não mais do que as balizas, os eixos de reflexão, um fio de organização de leituras - em suma, uma identificação da paisagem desta área do saber e linhas de orientação que tornem possível aos leitores prosseguirem depois por si próprios no aprofundamento do que entenderem mais útil e relevante, ou mobilizarem futuramente de maneira autónoma esse conjunto de balizas no mundo do trabalho. Tendo em conta a variedade possível dos destinatários, procurou-se privilegiar problemas e debates não tanto como eles se configuraram historicamente no interior da disciplina, mas sim como contributos críticos para confrontar ideias feitas na leitura da atualidade, estereótipos e lugares comuns entranhados na perceção e no discurso sobre a cultura e a diversidade, e as camadas de etnocentrismo e sociocentrismo sedimentadas na esfera mediática. O progressivismo e o primitivismo, a dicotomia nós/outros, noções essencializadas de cultura, tradição e modernidade, ideias naturalizadas de “raça”, género e família, visões substancialistas da identidade e da diferença, são alguns exemplos de esquemas de pensamento com circulação corrente na arena pública. O guia encontra-se dividido em diferentes blocos, por sua vez subdivididos em módulos. O primeiro bloco, O Universal e o Particular: Conceitos e Debates Fundamentais, destina-se a abordar um conjunto de problemas e conceitos implicados na reflexão sobre a diversidade. Depois de situar a especificidade que caracteriza o ponto de vista e a abordagem antropológicos, trata-se de começar por apresentar a uma luz crítica algumas das grandes dicotomias que têm organizado o pensamento sobre essa diversidade, e que se alinham, grosso modo, sob a dicotomia nós/outros. Apesar de várias dessas dicotomias serem de natureza analítica (idealtípica), nem por isso elas deixaram de induzir e reforçar um olhar redutor e reificador sobre os outros. [...] |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45194 |
ISBN: | 978-989-99768-1-8 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cics_ebooks/issue/view/213 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | NEA - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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