Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45191
Título: | Uma abordagem da leitura à primeira vista na guitarra clássica |
Outro(s) título(s): | An approach to sight-reading on classical guitar |
Autor(es): | Marques, Tiago Manuel Carneiro |
Orientador(es): | Abeijón, Ricardo Iván Barceló |
Palavras-chave: | Leitura à primeira vista estratégias/metodologias de ensino guitarra sight-reading strategies/teaching methodologies guitar |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio pretende destacar a importância da leitura à
primeira vista na guitarra clássica e o modo de "combater" as dificuldades que
a leitura expõe para o instrumento e a própria estrutura que o instrumento
apresenta.
Pretende ainda dar a conhecer algumas das estratégias pedagógicas e
práticas direcionadas para o ensino instrumental sobre a leitura à primeira
vista, de modo a estimular uma prática contínua, demonstrar a importância de
ter uma boa leitura à primeira vista e desenvolver a leitura musical nos
discentes.
O desenvolvimento deste relatório foi realizado na Escola de Música da
Póvoa de Varzim a alunos de diferentes idades e graus de ensino, desde a
iniciação ao complementar, de acordo com estudos já realizados acerca da
leitura à primeira vista, procurando ajudar nas dificuldades e lacunas dos
mesmos ao nível da leitura musical.
Desta forma, foi recolhida informação acerca do tema e de formas de
ensino e aprendizagem desta prática pedagógica, através de pesquisas,
informações resultantes das aulas observadas e lecionadas em aulas de
individuais e de conjunto, gravação audiovisual antes e depois da aplicação de
estratégias, entrevistas a professores de diferentes vertentes do ensino da
música e através de partituras para os alunos realizarem leituras à primeira
vista, que serão apresentadas e analisadas ao longo deste relatório. This internship report aims to highlight the importance of sight-reading in classical guitar and how to "fight" the difficulties that reading exposes to the instrument and the structure that the instrument shows. It also aims to make known some of the teaching strategies and practices directed to specialized teaching of sight-reading, in order to stimulate an ongoing practice, to demonstrate the importance of having a good sight-reading and to develop music reading in students. The development of this report on this topic was held at the Póvoa de Varzim Music School to students of different ages and levels of education, from initiation to supplement, according to previous studies about sight-reading, looking to help correct difficulties regarding music reading. This way, information about the theme and about ways of teaching and learning this pedagogical practice were collected through research, through information resulting from the lessons observed and taught in individual and group lessons, from audiovisual recording before and after the implementation of strategies, from interviews to teachers of different subjects of music education and through scores for the students to practice sight-reading, which will be presented and analyzed through this report. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45191 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tiago Manuel Carneiro Marques.pdf Acesso restrito! | 5,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |