Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45173
Título: | Teoria e prática nas aulas de formação musical e história da cultura e das artes |
Outro(s) título(s): | Theory and practice in music theory/ear training and history of culture and arts classes |
Autor(es): | Macedo, Adriano Alberto Queirós de |
Orientador(es): | Lessa, Elisa Maria |
Palavras-chave: | Teoria Prática Formação Musical História da Cultura e das Artes Projeto Theory Practice Music Theory/Ear Training History of Culture and Arts Report |
Data: | 3-Jan-2017 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio reporta-se à implementação do Plano de
Intervenção Pedagógico denominado “Teoria e Prática nas aulas de
Formação Musical e História da Cultura e das Artes”, no Conservatório
de Música de Barcelos, dirigido aos alunos do 5.º ano, turma A – 1.º
Grau de Formação Musical e aos alunos do 10.º ano, turma A e 6.º Grau
Supletivo – História da Cultura e das Artes, no ano letivo de 2014/2015.
O Plano de Intervenção Pedagógica aponta para dois vetores
essenciais: (1) a realização de atividades de prática e interpretação
musical no âmbito da disciplina de Formação Musical e História da
Cultura e das Artes, como estratégias de motivação e aprendizagens
significativas; (2) a criação de obras inéditas de valor estético com
carácter didático.
O Relatório está organizado em quatro capítulos. No primeiro
capítulo, aborda-se o Contexto e o Plano Geral e no segundo, o
Enquadramento Teórioco que justifica as estratégias adotadas. O
capítulo três – A intervenção Pedagógica, corpo central do trabalho, diz
respeito ao registo e reflexão das aulas observadas, relatório das aulas
lecionadas, ao Projeto Artístico, Contributos para um Cancioneiro no
Âmbito do Ensino da Formação Musical e Instrumentos de recolha de
dados para a avaliação do projeto. Finalmente, no quarto capítulo
procede-se a Avaliação do Estágio como uma Experiência Enriquecedora
que permitiu uma abordagem mais prática e motivadora nas disciplinas
de Formação Musical e História da Cultura das Artes This Report concerns the implementation of the Educational Intervention Plan called "Theory and practice in Music Theory/Ear Training and History of Culture and Arts Classes" in Conservatório de Música de Barcelos, and it involves students of the 5th year, class A - 1st Degree of Music Theory/Ear Training and students of the 10th grade, class A, 6th degree Suppletive - History of Culture and Arts in the academic year 2014/2015. Two main vectors are stressed on The Educational Intervention Plan: (1) the development of practical activities and musical interpretation in the context of Music Theory/Ear Training and History of Culture and Arts, as motivational strategies and significant learning; and (2) the creation of material with aesthetic and pedagogical value. The report is organized into four chapters. The first chapter addresses the context and the General Plan and the second presents the theoretical framework that justifies the strategies adopted. Chapter three - The Pedagogical Intervention - is the central part of this work, as regards registration and reflection of observed lessons, the report of classes taught, the Artistic Project, Literature contributes for Ear Trainig and Music Theory and Data Collection Tools for the evaluation of the project. Finally, chapter four stresses the main aspects of stage as an enriching experience that allowed a more practical and motivating approach in the subjects of Music Theory/Ear Training and History of Art and Culture. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45173 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Adriano Alberto Queiros de Macedo.pdf Acesso restrito! | 8,94 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |