Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45173

TítuloTeoria e prática nas aulas de formação musical e história da cultura e das artes
Outro(s) título(s)Theory and practice in music theory/ear training and history of culture and arts classes
Autor(es)Macedo, Adriano Alberto Queirós de
Orientador(es)Lessa, Elisa Maria
Palavras-chaveTeoria
Prática
Formação Musical
História da Cultura e das Artes
Projeto
Theory
Practice
Music Theory/Ear Training
History of Culture and Arts
Report
Data3-Jan-2017
Resumo(s)Este Relatório de Estágio reporta-se à implementação do Plano de Intervenção Pedagógico denominado “Teoria e Prática nas aulas de Formação Musical e História da Cultura e das Artes”, no Conservatório de Música de Barcelos, dirigido aos alunos do 5.º ano, turma A – 1.º Grau de Formação Musical e aos alunos do 10.º ano, turma A e 6.º Grau Supletivo – História da Cultura e das Artes, no ano letivo de 2014/2015. O Plano de Intervenção Pedagógica aponta para dois vetores essenciais: (1) a realização de atividades de prática e interpretação musical no âmbito da disciplina de Formação Musical e História da Cultura e das Artes, como estratégias de motivação e aprendizagens significativas; (2) a criação de obras inéditas de valor estético com carácter didático. O Relatório está organizado em quatro capítulos. No primeiro capítulo, aborda-se o Contexto e o Plano Geral e no segundo, o Enquadramento Teórioco que justifica as estratégias adotadas. O capítulo três – A intervenção Pedagógica, corpo central do trabalho, diz respeito ao registo e reflexão das aulas observadas, relatório das aulas lecionadas, ao Projeto Artístico, Contributos para um Cancioneiro no Âmbito do Ensino da Formação Musical e Instrumentos de recolha de dados para a avaliação do projeto. Finalmente, no quarto capítulo procede-se a Avaliação do Estágio como uma Experiência Enriquecedora que permitiu uma abordagem mais prática e motivadora nas disciplinas de Formação Musical e História da Cultura das Artes
This Report concerns the implementation of the Educational Intervention Plan called "Theory and practice in Music Theory/Ear Training and History of Culture and Arts Classes" in Conservatório de Música de Barcelos, and it involves students of the 5th year, class A - 1st Degree of Music Theory/Ear Training and students of the 10th grade, class A, 6th degree Suppletive - History of Culture and Arts in the academic year 2014/2015. Two main vectors are stressed on The Educational Intervention Plan: (1) the development of practical activities and musical interpretation in the context of Music Theory/Ear Training and History of Culture and Arts, as motivational strategies and significant learning; and (2) the creation of material with aesthetic and pedagogical value. The report is organized into four chapters. The first chapter addresses the context and the General Plan and the second presents the theoretical framework that justifies the strategies adopted. Chapter three - The Pedagogical Intervention - is the central part of this work, as regards registration and reflection of observed lessons, the report of classes taught, the Artistic Project, Literature contributes for Ear Trainig and Music Theory and Data Collection Tools for the evaluation of the project. Finally, chapter four stresses the main aspects of stage as an enriching experience that allowed a more practical and motivating approach in the subjects of Music Theory/Ear Training and History of Art and Culture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45173
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Adriano Alberto Queiros de Macedo.pdf
Acesso restrito!
8,94 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID