Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/4511

TítuloO código oculto das notícias electrónicas
Autor(es)Sá, Alberto
Palavras-chaveRSS
XML
Notícias
Metadados
Feed
Aggregator
Data2005
EditoraUniversidade de Aveiro
CitaçãoFIDALGO, António [et al.], org. – “Repensar os media : novos contextos da comunicação e informação : actas do Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 4, Aveiro, 2005”. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2005. ISBN 972-789-163-2.
Resumo(s)Esta comunicação pretende analisar o fenómeno RSS na perspectiva do que está oculto. A Web está a modificar-se, e muita dessa evolução ocorre despercebida aos olhos do utilizador. O recurso aos metadados, apesar de não assentar em tecnologia inovadora (as suas raízes remontam aos anos 60), permite disponibilizar um filão informativo na penumbra do código, ao alcance do computador para extracção automática dos dados, sem necessidade de intervenção humana. Será sempre mais fácil relacionar conhecimento, evitando a info-poluição e aproximando-se da ideia original da Semantic Web de Tim Berners-Lee para a emergência de um meio universal de partilha de informação, atribuindo significado ao conteúdo dos documentos na Web, de um modo perceptível pela máquina, mas fazendo deste um meio colaborativo entre seres humanos.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4511
ISBN972-789-163-2
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos/seminários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
albertosa2005_codigocultnotic.pdf84,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis