Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45020
Título: | Os postais ilustrados na vida da comunidade |
Autor(es): | Martins, Moisés de Lemos |
Palavras-chave: | Postais ilustrados Vida Comunicação Quotidiano Representações Imagem |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
Resumo(s): | No imaginário coletivo, algo parece aproximar as representações do postal ilustrado e as visões do planeta-terra. Circulado pela primeira vez em 1869 na Áustria, o bilhete-postal seria, como o demonstram diversos historiadores, um dos principais pretextos para a fundação da União Postal Universal, em 1874, na Conferência de Berna, que pela primeira vez regula de modo uniforme a circulação de correio a nível mundial. Por outro lado, atravessando distâncias geográficas, e reproduzindo as vistas de uma determinada cidade, o postal ilustrado rapidamente se afirmou como um vetor de contração do espaço, quer pela função de arquivo topográfico que as suas imagens desempenham, quer pela função de comunicação interpessoal que as suas missivas epistolares também cumprem. Colecionadores, artistas, cibernautas, investigadores, e simples utilizadores, agrupam- -se em torno deste popular meio de comunicação novecentista, que se tem sucessivamente adaptado ao contexto mediático, ao panorama visual e ao ambiente social contemporâneos, confirmando a força agregadora que reside num objeto-imagem (Maffesoli, 1993; Correia & Martins, 2011; Martins & Oliveira, 2011; Martins & Correia, 2014). |
Tipo: | Livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45020 |
ISBN: | 978-989-8600-64-6 |
Versão da editora: | http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2554/2464 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Martins_Moises_2017-postais-ilustrados.pdf | 20,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |