Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44959
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pinto, Manuel | por |
dc.contributor.author | Pereira, Sara | por |
dc.contributor.author | Pereira, Luís | por |
dc.contributor.author | Ferreira, Tiago Dias | por |
dc.date.accessioned | 2017-03-10T14:27:37Z | - |
dc.date.available | 2017-03-10T14:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-20-2368-7 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44959 | - |
dc.description.abstract | A literacia para os média, entendida como o conjunto de competências e conhecimentos que permitem aos cidadãos uma utilização consciente e informada dos meios de comunicação social, representa uma componente essencial do processo comunicativo. O estudo que agora se apresenta, Educação para os Media em Portugal: expe‑ riências, actores e contextos, realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, sob coordenação do Prof. Doutor Manuel Pinto, constitui um importante contributo no sentido de um melhor conhecimento do sector dos média em Portugal e corresponde ao cumprimento de um dos objectivos do Conselho Regulador da ERC de apoio à investigação não apenas na área dos conteú- dos dos média mas também do lado da recepção, iniciado logo após a sua entrada em funções através da realização de um Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social que abrangeu o continente e as regiões autónomas e proporcionou informação actualizada sobre os públicos e os usos que fazem dos meios de comunicação social. A importância da literacia para os média é hoje reconhecida como uma componente inalienável da cidadania, tendo sido objecto da Directiva 2007/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Dezembro de 2007, nela se defendendo que “[a]s pessoas educadas para os media são capazes de fazer escolhas informadas, compreender a natureza dos conteúdos e serviços e tirar partido de toda a gama de oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias das comunicações, [estando] mais aptas a protegerem-se e a protegerem as suas famílias contra material nocivo ou atentatório”. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Média | por |
dc.subject | Literacia | por |
dc.subject | Cidadania | por |
dc.subject | Práticas | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.title | Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos | por |
dc.type | book | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 231 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Comunicação | por |
Aparece nas coleções: | CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pinto_Manuel_coord_2011_epm-Portugal.pdf | 2,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |