Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/44959

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPinto, Manuelpor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorPereira, Luíspor
dc.contributor.authorFerreira, Tiago Diaspor
dc.date.accessioned2017-03-10T14:27:37Z-
dc.date.available2017-03-10T14:27:37Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.isbn978-989-20-2368-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44959-
dc.description.abstractA literacia para os média, entendida como o conjunto de competências e conhecimentos que permitem aos cidadãos uma utilização consciente e informada dos meios de comunicação social, representa uma componente essencial do processo comunicativo. O estudo que agora se apresenta, Educação para os Media em Portugal: expe‑ riências, actores e contextos, realizado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, sob coordenação do Prof. Doutor Manuel Pinto, constitui um importante contributo no sentido de um melhor conhecimento do sector dos média em Portugal e corresponde ao cumprimento de um dos objectivos do Conselho Regulador da ERC de apoio à investigação não apenas na área dos conteú- dos dos média mas também do lado da recepção, iniciado logo após a sua entrada em funções através da realização de um Estudo de Recepção dos Meios de Comunicação Social que abrangeu o continente e as regiões autónomas e proporcionou informação actualizada sobre os públicos e os usos que fazem dos meios de comunicação social. A importância da literacia para os média é hoje reconhecida como uma componente inalienável da cidadania, tendo sido objecto da Directiva 2007/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de Dezembro de 2007, nela se defendendo que “[a]s pessoas educadas para os media são capazes de fazer escolhas informadas, compreender a natureza dos conteúdos e serviços e tirar partido de toda a gama de oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias das comunicações, [estando] mais aptas a protegerem-se e a protegerem as suas famílias contra material nocivo ou atentatório”.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEntidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147330/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMédiapor
dc.subjectLiteraciapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectPráticaspor
dc.subjectPortugalpor
dc.titleEducação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextospor
dc.typebookpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage231por
oaire.citationIssue1.ªpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pinto_Manuel_coord_2011_epm-Portugal.pdf2,51 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID