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TítuloProcessamento sensorial: nova dimensão na avaliação das crianças com transtorno do espectro autista
Outro(s) título(s)Sensory processing: new dimension in assessment of children with autism spectrum disorder
Autor(es)Silva, Elisabete Rodrigues
Pereira, Ana Paula da Silva
Reis, Helena Isabel Silva
Palavras-chaveTranstorno do Espectro do Autismo
Processamento Sensorial
Educação Especial
Autism Spectrum Disorder
Sensory Processing
Special Education.
Data2016
EditoraUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
RevistaRevista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
CitaçãoSilva, E. R., Pereira, A. P. S., & Reis, H. I. (2016). Processamento sensorial: Nova dimensão na avaliação das crianças com PEA. Revista Diálogos e Perspetivas em Educação Especial, 3(1), 62-76
Resumo(s)O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é hoje considerado como uma desordem complexa do comportamento que se caracteriza por deficits na comunicação social e comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Alguns estudos revelam que 40% a 80% das crianças com TEA apresentam alterações ao nível do processamento sensorial, que se manifestam através da dificuldade em responder adequadamente a estímulos sensoriais. Nesta investigação pretende-se analisar em que medida existe grau de diferenciação na percepção dos pais e profissionais na área do processamento sensorial das crianças com TEA, dos 3 aos 6 anos e em que medida variáveis sociodemográficas e profissionais interferem no perfil de desenvolvimento na área do processamento sensorial, destas mesmas crianças. Utilizamos uma metodologia de natureza quantitativa e inferencial e como instrumento de coleta de dados, a “Escala de Avaliação do Perfil Desenvolvimental de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo”. Os resultados mostram que os pais e profissionais têm uma percepção semelhante quanto à área do processamento sensorial. O nível educacional e profissional dos pais, não influencia a percepção destes em relação ao processamento sensorial. Verificou-se não existirem diferenças significativas entre os vários profissionais que acompanham as crianças com TEA. O resultado mais significativo é encontrado ao nível do gênero da criança, onde pais e profissionais têm visões diferenciadas.
Autism Spectrum Disorder is now considered a complex behavior disorder which is characterized by deficits in social communication and behavior, and repetitive interests and restricted activity. Some studies show that 40 to 80 % of children with Autism Spectrum Disorder show changes in sensory processing levels which are manifested by difficulties in responding appropriately to sensory stimuli. This research aims to analyze to what extent there is a degree of differentiation in the perception of parents and professionals in the sensory processing area of children from 3 to 6 years of age with Autism Spectrum Disorder and, to what extent the various sociodemographic and professional variables interfere with the development profile of the sensory processing area of these children. A quantitative and inferential methodology was applied, together with the “Scale Developmental Profile Assessment of Children with Autism Spectrum Disorder, as an instrument of data collection. The results show that parents and professionals have a similar perception regarding the sensory processing area. Furthermore, the education and professional levels of parents do not influence their perception of sensory processing since there does not exist significant differences regarding sensory processing between the various professionals treating children with Autism Spectrum Disorder. The most significant result where parents and professionals have different views is found in the gender level of the child and the influence this has on the perception of parents and professionals regarding sensory processing.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44956
ISSN2358-8845
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

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