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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Maria Josépor
dc.contributor.authorGuimarães, Fernandopor
dc.date.accessioned2017-02-23T11:37:27Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.isbn978-613-0-15764-7por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44839-
dc.description.abstractHoje em dia, quase ninguém questiona a importância dos manuais escolares como elementos fundamentais no processo de ensino e de aprendizagem. Logo, o manual escolar vai-se tornando, lenta e progressivamente, num elemento imprescindível ao ato de instrução, impondo-se mesmo no senso comum como símbolo da própria escola. Este deverá, então, apresentar-se com uma organização coerente e funcional, estruturada na perspetiva do aluno, adequada aos objetivos do programa curricular, fornecendo uma informação rigorosa e cientificamente correta ajustada ao nível e grau de ensino a que se destina. A presente investigação assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido concedida, em Portugal, à área da Saúde Oral nos manuais escolares de Estudo do Meio do 1.º Ciclo do Ensino Básico para o 1.º, 2.º e 3.º anos de escolaridade entre 1990-2010. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu ou não uma evolução na abordagem de conteúdos da Saúde Oral, apreciamos sessenta e três manuais didáticos baseados em quatro princípios de apreciação: Informação, Erupção Dentária, Higiene Oral e Alimentação. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias à posterior, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias – manuais escolares – quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações curriculares, pedagógicas e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram, através dos manuais analisados, que não foi atribuída uma importância muito maior à Saúde Oral a partir de 2004, momento em que foi promovido o Programa Nacional da Promoção da Saúde Oral. Somente se verifica que, através das matrizes, no 1.º e 2.º anos de escolaridade, a nível do princípio de apreciação Alimentação, uma atenção significativa. Por outro lado, observamos também que, não se verifica, à medida que os anos de escolaridade avançam, um crescer de informação, mas sim o contrário.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherNovas Edições Acadêmicaspor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsclosedAccesspor
dc.subjectSaúde oralpor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subject1.º Ciclopor
dc.titlePromoção da saúde oral no 1.º ciclo do ensino básico. Contributos da análise de manuais escolares (1990-2010)por
dc.typebookpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.nea-edicoes.com/catalog/details/store/tr/book/978-613-0-15764-7/promoção-da-saúde-oral-no-1-º-ciclo-do-ensino-básico?search=oralpor
sdum.publicationstatusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage97por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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