Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44731

TítuloAs fontes de informação e o desporto: uma análise no Correio do Minho
Autor(es)Araújo, Patrícia Alexandra
Orientador(es)Sousa, Helena
Data2009
Resumo(s)Este estudo pretende mostrar as fontes de informação mais utilizadas na produção de notícias desportivas no diário regional “Correio do Minho”. A ideia surgiu a partir do estágio realizado nesse jornal, no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, entre 18 de Agosto e 18 de Novembro de 2008, na área de desporto. A análise baseou-se somente nos trabalhos produzidos por mim durante a duração do estágio, que perfizeram cento e dezasseis artigos. Depois de distribuídas por tabelas as origens da informação, foi fácil verificar que, excluindo os comunicados, os treinadores foram as fontes informativas mais utilizadas, e a modalidade mais noticiada resultou ser o futebol. Também se concluiu que o cidadão comum, muito utilizado como fonte em outras secções do jornal, não o é no desporto.
Este estudo pretende mostrar as fontes de informação mais utilizadas na produção de notícias desportivas no diário regional “Correio do Minho”. A ideia surgiu a partir do estágio realizado nesse jornal, no âmbito do mestrado em Ciências da Comunicação, entre 18 de Agosto e 18 de Novembro de 2008, na área de desporto. A análise baseou-se somente nos trabalhos produzidos por mim durante a duração do estágio, que perfizeram cento e dezasseis artigos. Depois de distribuídas por tabelas as origens da informação, foi fácil verificar que, excluindo os comunicados, os treinadores foram as fontes informativas mais utilizadas, e a modalidade mais noticiada resultou ser o futebol. Também se concluiu que o cidadão comum, muito utilizado como fonte em outras secções do jornal, não o é no desporto.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44731
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Patrícia Alexandra Araújo.pdf60,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID