Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44728

TítuloA criatividade: uma abordagem transversal à origem, aos processos, técnicas, efeitos e experiências
Outro(s) título(s)Creativity: a transversal approach to the origin, processes, techniques, effects and experiences
Autor(es)Oliveira, José Miguel da Silva
Orientador(es)Sousa, Helena
Data2010
Resumo(s)Este estudo tem como principal objectivo compreender a transversalidade da criatividade ao universo humano, desde a sua origem até à experiência concreta do acto criativo. A análise foi feita partindo da relação entre o cérebro humano e a criatividade, passando depois pela exteriorização do potencial criativo para o contexto envolvente ao indivíduo e verificando posteriormente os efeitos e repercussões dos seus usos. Foi também estudada a criatividade como pedra basilar do trabalho no ambiente da agência de publicidade, servindo de mote para uma reflexão do estágio curricular. Em termos gerais, compreendeu-se a elevada importância da criatividade em três esferas de influência do quotidiano, sendo elas: a esfera do individual, do social e do laboral. Assim, a criatividade espelha o indivíduo e ecoa nos mais variados fenómenos do seu universo pessoal e colectivo. São também três os planos em que é abordado o tema: um plano de ordem metafísica, um plano de ordem orgânica e um plano de ordem prática.
This study has as the main aim to understand the transverseness of creativity to the human universe, since its origin to the concrete experience of the creative act. The analysis was made beginning from the relation between the human brain and creativity, going after through the exteriorization of the creative potential to the individual surrounding context and later verifying the effects and repercussions of its uses. It was also studied the creativity as a basic foundation of the work in the advertising agency environment, serving as a basis to a reflection of the curricular work experience. In general terms, it was understood the major importance of creativity in three daily spheres of influence, being these: the sphere of the individual, of the social and of the labour. By this way, creativity reflects the individual and echoes in the several phenomena of his personal and collective universe. There are also three areas by which the theme is approached: one metaphysical, one organic and another practical.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44728
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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