Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44675

TítuloSensibilidade e bom senso: a gestão de relações no contexto publicitário
Autor(es)Novo, Bárbara Cristina Rodrigues Pereira
Orientador(es)Pires, Helena
Data2009
Resumo(s)No contexto publicitário actual, deparamo-nos com um mercado complexo que pode ser visto como uma teia de relações. As relações entre agências e clientes, cada vez mais profundas e voláteis, são cada vez mais exigentes e movem expectativas cada vez mais altas. Assim, para conseguir resultados de sucesso e manter o cliente na agência é necessário cultivar uma relação bem gerida, assente em bases de confiança, transparência e colaboração. Paralelamente, a própria produção publicitária é produto de um conjunto de relações profissionais. É portanto, o resultado de um trabalho de equipa em que vários departamentos cumprem funções diferentes, igualmente importantes, com um objectivo comum – o de criar um bom produto criativo que resolva o problema que o cliente colocou à agência. Esta relfexão, juntamente com a experiência de um estágio curricular na agência MSTF Partners, foram os pontos de partida para o estudo que se segue. Este irá focar-se no papel do account enquanto ligação entre Agência e Cliente e gestor de relações no processo criativo de uma agência de publicidade. Deste modo, o estudo será desenvolvido tendo em conta os intervenientes desse mesmo processo – aqui representados por account, cliente e criativo – de modo a tentar perceber qual a importância e influência da acção do Departamento de Contacto enquanto gestor de relações.
In the current advertising context, we encounter a complex market that can be perceived as a relationship network. The relationships between agencies and clients, ever more deep and volatile, are getting more demanding and generating higher expectations. In that way, in order to obtain successful results and keep the client with the agency it’s necessary to work on a well managed relationship, built on trust, transparency and collaboration. In addition to that, the output of the advertising process is in itself product of a team work in which several departments fulfill different functions, equally important, with a common goal – to create a good creative product which solves the problem posed to the agency by the client. This thought, in conjunction with the experience of the curricular internship carried out in the ad agency MSTF Partners, was the starting point for the following paper. This will be focused on the role of the account executive, as a connection between the Agency and the Client and as a relationship manager in the creative process of an ad agency. In that way, the study will be conducted considering the participants in that same process – represented here by the account executive, client and creative – in order to understand the importance and influence of the Account Services Department’s action as a relationship manager.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Publicidade e Relações Públicas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44675
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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