Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44481
Título: | Educação sexual e para os afetos: retratos da infância de quem viveu em residências de acolhimento |
Autor(es): | Cruz, Judite Zamith Fernandes, Ana Rita Gomes, Júlio Zélia, Anastácio |
Editor(es): | Dias, Paulo Gonçalves, Armanda Azevedo, Ângela Lobo, Fátima |
Palavras-chave: | Educação Sexual Afetividade Formação e desenvolvimento de profissionais Sex Education Affectivity Training and development of professionals. |
Data: | Dez-2016 |
Editora: | Axioma - Publicações da Faculdade de Filosofia |
Resumo(s): | O presente trabalho incidiu sobre a problemática de crianças e jovens oriundos de famílias disfuncionais onde estavam expostos a contextos ameaçadores para a sua saúde e integridade física e emocional. O objetivo geral consistiu em compreender conceções e fenómenos associados a comportamentos afetivo-sexuais de jovens que viveram em instituições de acolhimento, a fim de criar estruturas que estimulem a aquisição de competências pessoais e sociais.
Para intervir nesta problemática optou-se por uma metodologia de investigação-ação. Na fase de diagnóstico realizaram-se entrevistas semiestruturadas e orientadas por um guião. Foram colocadas questões sobre afiliações e sexualidade e afetividade e recolhidos relatos das experiências significativas de jovens adultos. Foram entrevistados 5 ex-residentes em Lares de Infância e Juventude (LIJ), de ambos os sexos (3 rapazes e 2 raparigas) com idades compreendidas entre 18 e 24 anos. Os dados obtidos nas entrevistas foram alvo de análise de discurso, constituindo-se categorias de análise a priori com base no conteúdo das questões.
Dos resultados obtidos salienta-se que nenhum dos participantes referiu motivos plenos para a sua institucionalização, ignorando ou rejeitando a adversidade e maus tratos/abuso sofridos na sua infância. A sua perceção sobre os diálogos que os adultos mantinham com as jovens era de que diferiam dos que estabeleciam com os jovens, falando com elas de “menstruação” e “questões do corpo” (com preocupação acentuada sobre gravidez) e discutindo mais com eles sexo e prevenção de doenças. Sendo inexistentes relatos sobre relações afetivas e intimidade/confiança, parece urgente que os adultos de referência se predisponham a debater sentimentos e emoções e a auxiliar os jovens nas tomadas de decisão e na procura de resolução para os seus problemas afetivo-sexuais. The present work was focused on the problems of children and young people from dysfunctional families where they were exposed to threatening contexts for their health and physical and emotional integrity. The overall objective was to understand conceptions and phenomena associated with the affective-sexual behaviors of young people who have lived in host institutions, in order to create structures that encourage the acquisition of personal and social skills. To intervene on this issue an action-research methodology was followed. In the diagnostic phase semi-structured interviews were conducted and guided by a script. Questions about affiliations and sexuality and affection have been raised and reports of significant experiences of young adults were collected. We interviewed 5 ex-residents in host institutions of children and youth (LIJ), of both sexes (3 boys and 2 girls) aged between 18 and 24 years. Data obtained by interviews were subjected to discourse analysis, being a priori analysis categories based on the content of the questions. The results obtained should be noted that none of the participants said full reasons for their institutionalization, ignoring or rejecting the adversity and mistreatment/abuse suffered in their childhood. Youth perception about the dialogues adults held with the girls was that it differed from those established with the boys, talking with girls about “menstruation” and “body issues” (with marked concern about pregnancy) and discussing with boys about sex and disease prevention. Without reports about relationships and intimacy/confidence, it seems urgent that adults of reference be able to discuss feelings and emotions and to assist young people in decision-making and in seeking resolution to their affective-sexual problems. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44481 |
e-ISBN: | 978-972-697-267-9 |
DOI: | 10.17990/Axi/2016_9789726972679_209 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSI_2.8_209-230ZeliaAnastacio.pdf | 297,91 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons