Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44360
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Nuno Queirós | por |
dc.contributor.author | Lencastre, José Alberto | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-17T16:39:28Z | - |
dc.date.available | 2017-01-17T16:39:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-09 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-36-6 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44360 | - |
dc.description | Este trabalho foi um dos selecionados para integrar o livro organizado com os artigos melhor classificados por parte da Comissão Científica do ticEDUCA2016 no processo de revisão efetuado. | por |
dc.description.abstract | Todas as atividades online compreendem um determinado esforço de aprendizagem dos estudantes e uma dada calendarização. Por outro lado, em ambientes online os estudantes experienciam múltiplos percursos de aprendizagem, nem sempre lineares, que devem incluir a leitura crítica, a avaliação, e a validação da credibilidade de todas as fontes consultadas. Estas tarefas exigem dos estudantes novas competências, atitudes e literacias, e de tempo para refletir. Neste contexto, se a proposta de tarefas online for realizada de uma forma isolada, concorrente, e não articulada por todos os docentes da turma, a quase certa simultaneidade de atividades poderá exigir dos estudantes mais tempo do que estes conseguem efetivamente investir num determinado momento, comprometendo a profundidade das suas participações e a consolidação das suas aprendizagens. Procuramos contribuir para a compreensão de que os estudantes constituem um recurso partilhado por todos os docentes da turma, e de que neste contexto os docentes poderão promover e facilitar a regulação das suas aprendizagens se conhecerem previamente a calendarização de todas as tarefas online, propostas pelos seus pares. Apoiados numa metodologia de desenvolvimento com recurso a uma revisão sistemática da literatura e a sessões de focus group com docentes e estudantes do ensino superior, ambicionamos no final deste estudo propor uma solução capaz de proporcionar aos docentes da turma uma visão de conjunto e em tempo real da calendarização de todas as tarefas online propostas no âmbito das suas unidades curriculares. Este artigo apresenta o projeto de investigação em curso, sendo os seus resultados e conclusões finais publicados em momento posterior. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Lisboa. Instituto de Educação | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação online | por |
dc.subject | Articulação interdisciplinar | por |
dc.subject | Tempo | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Consolidação da aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.title | O papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes online | por |
dc.title.alternative | Interdisciplinary articulation role in regulation of the learning effort in online environment | - |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | https://cld.pt/dl/download/f8bf1133-f30e-4918-91cb-36ce3bee863c/Livro_Artigos.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 1114 | por |
oaire.citationEndPage | 1126 | por |
oaire.citationTitle | Digital Technologies & Future School | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.bookTitle | Digital Technologies & Future School | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_Livro_DigitalTechnologies&FutureSchool_Rodrigues&Lencastre.pdf | 687,95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |