Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44360

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Nuno Queiróspor
dc.contributor.authorLencastre, José Albertopor
dc.date.accessioned2017-01-17T16:39:28Z-
dc.date.available2017-01-17T16:39:28Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.isbn978-989-8753-36-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/44360-
dc.descriptionEste trabalho foi um dos selecionados para integrar o livro organizado com os artigos melhor classificados por parte da Comissão Científica do ticEDUCA2016 no processo de revisão efetuado.por
dc.description.abstractTodas as atividades online compreendem um determinado esforço de aprendizagem dos estudantes e uma dada calendarização. Por outro lado, em ambientes online os estudantes experienciam múltiplos percursos de aprendizagem, nem sempre lineares, que devem incluir a leitura crítica, a avaliação, e a validação da credibilidade de todas as fontes consultadas. Estas tarefas exigem dos estudantes novas competências, atitudes e literacias, e de tempo para refletir. Neste contexto, se a proposta de tarefas online for realizada de uma forma isolada, concorrente, e não articulada por todos os docentes da turma, a quase certa simultaneidade de atividades poderá exigir dos estudantes mais tempo do que estes conseguem efetivamente investir num determinado momento, comprometendo a profundidade das suas participações e a consolidação das suas aprendizagens. Procuramos contribuir para a compreensão de que os estudantes constituem um recurso partilhado por todos os docentes da turma, e de que neste contexto os docentes poderão promover e facilitar a regulação das suas aprendizagens se conhecerem previamente a calendarização de todas as tarefas online, propostas pelos seus pares. Apoiados numa metodologia de desenvolvimento com recurso a uma revisão sistemática da literatura e a sessões de focus group com docentes e estudantes do ensino superior, ambicionamos no final deste estudo propor uma solução capaz de proporcionar aos docentes da turma uma visão de conjunto e em tempo real da calendarização de todas as tarefas online propostas no âmbito das suas unidades curriculares. Este artigo apresenta o projeto de investigação em curso, sendo os seus resultados e conclusões finais publicados em momento posterior.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Lisboa. Instituto de Educaçãopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação onlinepor
dc.subjectArticulação interdisciplinarpor
dc.subjectTempopor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectConsolidação da aprendizagempor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.titleO papel da articulação interdisciplinar na regulação do esforço de aprendizagem em ambientes onlinepor
dc.title.alternativeInterdisciplinary articulation role in regulation of the learning effort in online environment-
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttps://cld.pt/dl/download/f8bf1133-f30e-4918-91cb-36ce3bee863c/Livro_Artigos.pdfpor
oaire.citationStartPage1114por
oaire.citationEndPage1126por
oaire.citationTitleDigital Technologies & Future Schoolpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.bookTitleDigital Technologies & Future Schoolpor
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2016_Livro_DigitalTechnologies&FutureSchool_Rodrigues&Lencastre.pdf687,95 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID