Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/44282

TitleAvaliação da satisfação da formação numa empresa de formação
Other titlesEvaluation of satisfaction of training in a training company
Author(s)Esteves, Ana Paula Rodrigues
Advisor(s)Martins, Maria Fernanda dos Santos
KeywordsFormação
Avaliação
Avaliação da satisfação
Training
Evaluation
Assessment of satisfaction
Issue date2015
Abstract(s)Hoje em dia vivemos tempos de mudanças e deparamo-nos com uma sociedade débil que absorve todo o tipo de informação, aprendizagens e saberes de forma doentia, não medindo as consequências desta situação e muito menos se importando quais são os reais efeitos de tais atos. Deste modo, a formação não deve ser entendida como um “brinquedo” que o mercado “usa e abusa” de forma desmedida com o intuito de gerar lucro. Não pode ser compreendida como um negócio, ou tão pouco interpretada e implementada como um “pacote mágico”, que soluciona tudo quase de forma milagrosa. Todavia e contrariamente ao que se julga, a formação requer uma atenção especial e esconde um trabalho penoso que começa muito antes desta ser posta em prática. Requer uma avaliação de diagnóstico, bem como, um plano de formação bem organizado, alicerçado e orientado que a anteceda. Depois, quando implementada no terreno, é fulcral desenvolver-se um processo contínuo, regulado e formativo onde se avalie a reação, isto é, averigue-se qual o nível de satisfação dos formandos no que toca à ação de formação e se faça um levantamento das aprendizagens adquiridas. Posteriormente, avalia-se o produto, com o intuito de aferir se a formação funcionou e se teve sucesso. Por fim, aplica-se a avaliação de impacto, onde se verifica se a formação surtiu efeito, principalmente, ao nível do desempenho individual, organizacional e socioeconómico. Por conseguinte, o presente relatório de estágio visa abordar como problemática nuclear a avaliação da satisfação de formações promovidas por uma empresa de formação. Este é composto por um enquadramento contextual, um desenvolvimento do processo de investigação, uma contextualização teórica, um enquadramento metodológico e uma apresentação e discussão dos dados. Patenteia-se aqui que, de entre os dados recolhidos, a avaliação é muito positiva relativamente à satisfação das formações analisadas. Salientamos que, para avaliar as ações de formação dos 6 municípios e do grupo de desempregados, implementamos cerca de 89 inquéritos, tendo sido aplicados aos públicos-alvo dos empregados, desempregados e formadores, bem como também realizamos cerca de 16 entrevistas a estes com o intuito de conseguir complementa informação e enriquecer este relatório. Com a análise e discussão dos dados recolhidos através das metodologias anteriormente referidas, conseguimos concluir que predomina, globalmente, uma visão positiva da formação, todos os atores envolvidos a avaliam de forma positiva e o nível de satisfação é elevado.
Nowadays we live times of changes and we are faced with a weak society which absorbs all kind of information, learning and knowledge in an unhealthy way, not measuring the consequences of this situation and much less caring which are the real effects of such acts. Thus, training should not be understood as a “toy” that the market “use and abuse” uncontrollably, in order to generate profit. It can’t be understood as a business, or much less interpreted and implemented as a “magical packet” that solves it all almost miraculously. However, and contrary to what is believed, training requires special attention and hides a drudgery job that begins long before it is put into practice. It requires an evaluation of couscious diagnosis, as well as, a well-organized training plan, supported and directed that precedes it. Then, when implemented on field, is crucial to develop a continuous, regulated and training process where it can be possible to evaluate the reaction, in other words, to understand which is the satisfaction level of the trainee in which regards the training program, and do a survey of the acquired learning. Subsequently, it is evaluated the product, in order to assess whether the training worked and succeeded. Finally, it is applied the impact assessment, where it is checked whether the training was effective, especially at the individual, organizational and socio-economic performance. Therefore, this internship report aims to address as nuclear problematic the assessment of satisfaction formations promoted by a training company. This consists of a contextual framework, a development of the research process, a theoretical context, a methodological framework, and a presentation and discussion of the data. It is patented here that, from the data collected, the evaluation is highly positive regarding the satisfaction of the analysed trainings. We emphasize that, to evaluate the training program of the six counties and the group of unemployed, we implemented about 89 surveys, have been applied to the target public of the employed, unemployed and trainers, as well as also made about 16 interviews to these in order to obtain complementary information and enrich this report. With the analysis and discussion of the collected data through the methods mentioned above, we were able to conclude that predominates, overall, a positive view about training, all stakeholders evaluates it positively and the satisfaction level is high.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/44282
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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