Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44245

TítuloEducação permanente no contexto hospitalar: proposta de aprendizagem não-formal no ambiente de trabalho
Autor(es)Silva, Ivoneide Santiago Melo da
Orientador(es)Palhares, José Augusto
Palavras-chaveEducação permanente
Aprendizagem não-formal
Contexto hospitalar
Ética profissional
Estágio profissional
Continuing education
Non-formal learning
Hospital context
Professional ethics
The traineeship
Data2016
Resumo(s)O trabalho apresenta uma análise sobre a Educação permanente no contexto hospitalar visando o processo de aprendizagem no campo de estágio de universitários em Radiologia e Biomedicina. Este teve como objetivo verificar a importância e contribuição da educação continuada no campo de estágio ofertado pelo Hospital Onofre Lopes, assim como constatar as contribuições para a formação dos aprendentes através da implementação de um projeto de Educação Permanente na vida profissional e pessoal dos profissionais recém-formados, e para os pacientes, mediante um atendimento padronizado e ético. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia cuja abordagem foi a análise dos dados recolhidos a partir da aplicação de uma entrevista junto aos sujeitos sociais envolvidos na pesquisa, os quais foram dez (10) estagiários e um (01) preceptor. Como resultados, a pesquisa apontou que o Hospital Escola Onofre Lopes oferta um campo de estágio voltado para a promoção da educação prática pautada à fomentação da educação continuada, crescimento pessoal e profissional dos estagiários, prezando a qualidade do atendimento e a ética profissional. Além disso foi evidenciado uma política institucional de Educação Permanente que atende aos anseios da equipe de servidores e da própria instituição. Concluindo que as políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos são uma prática constante no Brasil, porém ainda não contemplam a necessidade dos jovens e adultos que se encontram fora do ambiente escolar. Tal como a educação formal a educação não formal é igualmente importante em diversos ambientes de trabalho, pois permite a aquisição de diversas aprendizagens importantes no âmbito da atividade e identidade profissionais. Sabe-se também que a educação experiência contribui significativamente para o processo de aprendizagem formal e não formal dos estagiários. Por fim, a Educação Permanente é contributiva em diversos fatores na vida profissional de servidores e de recém-formados, pode-se levar em consideração o processo de aprendizagem de técnicas inerente as funções desempenhadas no ambiente de trabalho, assim como para o crescimento pessoal e suas relações interpessoais no ambiente de trabalho. Afinal, o mercado de trabalho está em constante transformação e exige das organizações e dos seus colaboradores um novo olhar e postura profissional em busca de se permanecer competitivo no ambiente de trabalho. Sabe-se também que o conhecimento de novas tecnologias e de novas técnicas profissionais são de suma importância para a vida profissional. Em suma, o trabalho mostra-se academicamente contributivo uma vez que traz discussões pertinentes sobre a implementação de políticas de Educação Permanente na área de saúde, ao mesmo tempo em que reafirma a importância do campo de estágio na formação profissional.
The paper presents an analysis of the Continuing Education in hospitals aiming at learning process in university training field in Radiology and Biomedicine. This aimed to evaluate the importance and contribution of continuing education in the training field offered by Onofre Lopes Hospital, as well as note the contributions to the formation of learners through the implementation of a Permanent Education project in professional and personal life of newly professionals formed, and patients through a standardized and ethical care. Therefore, we used a methodology whose approach was the analysis of data collected from the application of an interview with social subjects involved in the research, which were ten (10) trainees and one (01) preceptor. As a result, the survey indicated that the University Hospital Onofre Lopes offer an internship field aimed at promoting practical education based on the fostering of continuing education, personal and professional growth of the trainees, valuing the quality of care and professional ethics. Also evidenced an institutional policy of continuing education that meets the team wishes servers and the institution itself. Concluding that public policies Youth and Adult Education are a constant practice in Brazil, but still do not address the needs of youth and adults who are outside the school environment. As formal education non-formal education is also important in many work environments, it allows the acquisition of several important knowledge in the areas of activity and professional identity. It is also known that education experience contributes significantly to the process of formal and non formal learning of the trainees. Finally, the Permanent Education is contributory in various factors in the professional life of servers and recent graduates, one can take into account the process of inherent technical learning the functions performed in the workplace, as well as for personal growth and their interpersonal relationships in the workplace. After all, the job market is constantly changing and requires organizations and its employees a new look and professional approach seeking to remain competitive in the workplace. It is also known that the knowledge of new technologies and new professional techniques are very important for professional life. In short, the work shows up academically contributory as it brings relevant discussions on the implementation of permanent education policies in the health area, while reaffirming the importance of the training field in training.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Educação de Adultos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44245
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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