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https://hdl.handle.net/1822/44175
Título: | Conceções e práticas de avaliação: a perspetiva das formadoras de uma empresa de formação |
Outro(s) título(s): | Conceptions and practices assessment: the perspective of the trainers a company training |
Autor(es): | Simões, Helena Isabel Martins |
Orientador(es): | Ferreira, Fernando Ilídio |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | A avaliação assume cada vez maior importância nos vários domínios da sociedade,
sendo que é no espaço educativo que lhe é atribuída maior relevância mesmo quando
subjugada, em alguns momentos, a números e a interesses políticos. Hoje a avaliação é
responsável por ocasiões de tensão, de desânimo, de pressão, deixando para trás o que torna
este processo tão único: o acompanhamento, a regulação das aprendizagens, a
responsabilização e a emancipação do indivíduo. Tendo por base estas premissas, este trabalho
focou a sua investigação nas conceções e nas práticas de avaliação das formadoras de uma
empresa de formação, almejando compreender o papel que a avaliação ocupa nas dinâmicas
formativas quotidianas. Fomos assim ao encontro da realidade da avaliação na formação, das
mudanças que são consideradas necessárias e de quem é a responsabilidade deste percurso
por vir. Desta forma, socorrendo-nos de uma metodologia de caráter qualitativo utilizámos a
técnica do grupo focal e entrevistas a formadoras de uma empresa de formação para dar
resposta às inquietações iniciais. A análise das informações foi feita através da análise de
conteúdo, sendo que destacamos essencialmente duas categorias que mostram um pouco do
que se vive na formação, na perspetiva das formadoras: a distância entre os discursos e as
práticas e entre o real e o ideal. São respostas que merecem reflexão por parte de todos os
agentes envolvidos na formação. The evaluation importance is increasing many areas of our society, and is in the educational space where the most importance has been assigned even when subdued, at times, to numbers and to political interests. Nowadays, the evaluation is responsible for stress, discouragement and pressure, leaving behind what makes this process so unique: monitoring, learning regulation, accountability and self- empowerment. Based on these premises, this work focused his research on conceptions and practices of evaluation of forming a training company, aiming to understand the role that evaluation occupies in the daily formative dynamics. This way, we tried to understand the reality on evaluation through the training process, the changes that are necessary and who is responsible for this route to come. Thus, rescuing us from a qualitative methodology we used the focal group technique and interviews with a training company to give response to initial concerns. The analysis of the information was done through content analysis and highlighting essentially two categories that show rather than to live in training, the perspective of training: the distance between the rhetoric and practice and between the real and the ideal. These are answers that deserve reflection by all those involved in training. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44175 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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