Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44157

TítuloAvaliação de um centro novas oportunidades: o modelo prescrito e o sentido das práticas
Outro(s) título(s)Evaluation of a new opportunities centre: the prescribed model and the meaning of the practices
Autor(es)Sousa, Sofia Raquel Fernandes de
Orientador(es)Ferreira, Fernando Ilídio
Data2013
Resumo(s)Ao longo dos últimos anos tem-se assistido, em Portugal, a uma aposta em massa na qualificação da população adulta, com os Centros Novas Oportunidades (CNO) a emergirem como organizações com um papel central na Educação e Formação. A partir de 2009 a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), em parceria com a Universidade Católica Portuguesa (UCP), introduziu o sistema de autoavaliação nos CNO através de uma adaptação do modelo CAF (Common Assessement Framework), amplamente utilizado na administração pública. Neste trabalho pretende-se descrever e compreender o modo como foi concretizado o processo de autoavaliação num CNO específico, assim como as lógicas que prevalecem na execução dos procedimentos implementados. De referir que integrei a equipa responsável pela autoavaliação e participei em todo o processo no sentido de experimentar e observar o seu modo de atuação. Numa fase posterior, foi aplicado um questionário a toda a Equipa Técnico Pedagógica (ETP) a exercer funções no CNO com vista a averiguar as suas conceções face ao processo. Procurou-se, ainda, perceber o impacto deste procedimento na dinâmica da organização verificando a concretização efetiva de ações específicas com vista à melhoria, na sequência da reflexão efetuada. A forma como decorreu o processo leva-nos a concluir que as práticas de autoavaliação foram orientadas pela necessidade de mostrar que estavam a ser cumpridos os padrões préestabelecidos de eficácia e eficiência, vinculados às premissas de funcionamento do Centro. Nesse sentido, assumiram um caráter burocrático, prevalecendo uma lógica de avaliação como mecanismo essencialmente de controlo. Apesar disso, as opiniões dos elementos da ETP revelam conceções em torno da possibilidade de reflexão e melhoria. Entre as opiniões são apontados alguns aspetos críticos, tal como o facto de o modelo ter características empresariais, a imposição do processo e a limitação de tempo. Analisadas as dinâmicas do funcionamento do Centro, verificou-se que foram promovidas ações com vista à melhoria das práticas, na sequência do processo de autoavaliação e, nesse sentido, podemos afirmar que esta foi uma alavanca de crescimento e mudança qualitativa.
Over the last few years there has been in Portugal a mass investment on the qualification of the adult population with the Centros Novas Oportunidades [New Opportunities Centre] (CNO) emerging as organizations with a central role on Education and Training. Since 2009 the National Agency for Qualification (ANQ), in partnership with the Catholic University of Portugal (UCP), has introduced the self-assessment system in the CNO by adapting the CAF model (Common Assessment Framework), widely used in public administration. The present works aims to describe and understand how was the process of selfassessment achieved in a specific CNO, as well as the prevailing logics in the accomplishment of the implemented procedures. It should be mentioned that I integrated the team responsible for the self-assessment and participated in the entire process in order to experience and observe their way of acting. At a later stage, it was applied a questionnaire to all the Technical and Pedagogical Team (ETP) working at the CNO in order to look into their conceptions about the process. It was also sought to understand the impact of this procedure in the dynamics of the organization verifying the actual achievement of specific actions aimed at the improvement, in the sequence of the reflection carried out. The way in which our project was carried out leads us to conclude that the selfassessment practices were orientated by the need to demonstrate that the pre-established standards of effectiveness and efficiency were being complied, linked to the premises of the Centre functioning. In this sense, they have assumed a bureaucratic character, prevailing a logic of evaluation as a control mechanism mainly. Nevertheless, the views of the ETP members reveal conceptions surrounding the possibility of reflection and improvement. Among the reviews, some critical aspects are pointed out such as the fact that the model has corporate characteristics, the imposition of the process and the time constraints. Analyzed the dynamics of the Centre functioning, it was verified that actions were promoted to improve practices following the selfassessment process and, in that sense, we can state that this was a lever for growth and qualitative change.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44157
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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