Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44148

TítuloCaminhar e tecl@r: em prol de um envelhecimento ativo
Autor(es)Monteiro, Mónica Patrícia Fernandes
Orientador(es)Casulo, José Carlos de Oliveira
Data2013
Resumo(s)O presente relatório respeita ao estágio curricular do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária, da Universidade do Minho, realizado numa das valências da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Delegação de Braga: o Centro Comunitário da Vila de Prado. O relatório expõe o projeto de animação Caminhar e tecl@r: em prol de um envelhecimento ativo, desenvolvido nesta valência, no serviço de animação comunitária e desenvolvimento comunitário, projeto esse que pretendeu criar uma interligação entre o clube sénior de iniciação às novas tecnologias e o clube das caminhadas, tendo em vista o melhoramento de ambos, bem como a criação de novas actividades que fossem ao encontro das necessidades e interesses dos utentes. Sendo este projeto direcionado a adultos, pretendeu proporcionar momentos de partilha, felicidade e conhecimento a todos aqueles que o quiseram integrar, bem como um seu maior envolvimento e satisfação com as atividades em que participaram. Relativamente à sua estrutura, o relatório encontra-se dividido em oito secções. A primeira secção é a Introdução, que apresenta de forma sucinta o teor do relatório. A segunda secção, Enquadramento Contextual do Estágio, contempla o processo de integração do estágio, a caracterização da instituição em que este decorreu , o seu âmbito específico, a caracterização do público-alvo, a apresentação da área de intervenção/investigação, a identificação e justificação da sua relevância, o diagnóstico de necessidades e, por fim, a apresentação das finalidades e objetivos do estágio. O Enquadramento Metodológico do Estágio constitui a terceira secção, nela se tratando os paradigmas e os métodos e técnicas de investigação/intervenção, as técnicas de avaliação, os recursos mobilizados e as limitações do processo. A quarta secção é constituída pelo Enquadramento Teórico da Problemática do Estágio, abordando as seguintes subsecções: conceções e teorias sobre envelhecimento, envelhecimento demográfico, envelhecimento ativo e animação sociocultural. Na quinta secção é feita a descrição e avaliação das atividades e, na sexta, apresentamse as considerações finais A Bibliografia e os Anexos dão corpo às secções sete e oito.
This report concerns the curricular Masters in Education, specialization in Adult Education and Community Intervention, University of Minho, held in one of the units of the Portuguese Red Cross’ (CVP) Delegation of Braga: the Village Community Center of Prado. The report explores the animation project "Caminhar e tecl@r" towards active aging”, developed within the unit, Animation and Development Community Service. The project, which is intended to create a link between the senior citizen club of introductory technologies and the hiking club, ains to improve both, as well generate new activities to meet the needs and interests of its users. Since this project is aimed at adults, its objective is to facilitate friendship, conection, knowledge and happiness to all those who join, as well as greater involvement and satisfaction with the activities in which they participated. In relation to its structure, the report is divided into eight sections. The first section is the introduction, which briefly presents the content of the report. The second section, Contextual Framework of the Training /Internship, contemplates the integration process of the training/internship, the characterization of the institution in which this took place, its specific context, its target audience, of the area of intervention / investigation, identification and justification of its relevance, needs assessment, and finally, the aims and objectives of the training/ internship. The Methodological Framework Training / Internship is the third section, dealing with paradigms, methods and techniques of research / intervention, evaluation techniques, mobilized resources and the limitations of the process. The fourth section consists of the Theoretical Framework of the Issues /Problems of the Training/Internship, and includes the following subsections: conceptions and theories on aging, demographical aging, active aging and socio-cultural activities. The fifth section, focuses on the description and evaluation of activities are made and, the sixth presents the final conclusions. Sections seven and eight are comprised of the bibliography and annexes.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44148
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monica Patricia Fernandes Monteiro.pdf
Acesso restrito!
Relatório de Estágio4,81 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID