Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44130
Título: | A aprendizagem cooperativa e o ensino das ciências: uma experiência em sala de aula com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Cooperative learning and teaching of science: an experience in the classroom with students of 1st and 2nd cycle |
Autor(es): | Sousa, Catarina Cláudia Sá Silva |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Investigação em grupo Luz Microbiologia Cooperative learning Group research Light Microbiology |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este estudo centrado na Aprendizagem Cooperativa, procurar analisar as quais as
perceções dos alunos acerca desta e quais os benefícios da sua implementação no processo de
ensino e aprendizagem dos temas “luz” e “microbiologia”, com alunos do 3.º e 6.º ano,
respetivamente, utilizando para o efeito a técnica investigação em grupo. Deste modo procurarse-
á responder às seguintes questões: Q1) Quais as perceções dos alunos acerca da
Aprendizagem Cooperativa? Q2) De que forma é que a Aprendizagem Cooperativa contribui a
aprendizagem do domínio concetual?
Adotou-se uma metodologia de investigação com base em questionários, aplicados antes
e após a intervenção. Os resultados obtidos indicam que os alunos do 3.º ano de escolaridade
alteraram as suas perceções relativamente ao trabalho de grupo. Já os alunos do 6.º ano
mantêm ideias quase inalteradas. No que diz respeito à evolução concetual dos alunos, verificouse
uma evolução, sendo que os alunos demonstraram na generalidade, aquisição de
conhecimentos nos temas supracitados.
Note-se que no decorrer das diferentes intervenções foi possível verificar uma atitude
diferente por parte dos alunos face ao trabalho em grupo, especialmente os do 3.º ano de
escolaridade, sentindo-o como um processo de construção partilhada do conhecimento. This study focuses on the use of cooperative learning strategies in science classes. It aims at analyzing student’s perception about cooperative work and its contribution to the development of students’ understanding of the themes: “light” and “microbiology”, The study was carried out with students in the 3rd and 6th grades and data was collected by means of questionnaires, applied before and after the intervention. Results suggest that the implementation was successful with students on the 3rd grade: they changed their perceptions about group work and evolved in their conceptions about light. On the other hand, 6th grade students maintain their ideas about cooperative work almost unchanged. Regarding their understanding about microbiology, the results suggest that the teaching strategy contributed to a better understanding of the theme. Suggestions for future work are presented. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44130 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catarina Cláudia Sá Silva Sousa.pdf Acesso restrito! | 3,19 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |