Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44105
Título: | Promover as competências sociais: relato de uma intervenção em jardim-de-infância e em creche |
Autor(es): | Abreu, Maria Filomena Freitas |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Competências sociais Relações interpessoais Valores Social skills Social relationship Values |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Com este relatório de estágio, apresento o projeto de intervenção pedagógica implementado
nos contextos de jardim-de-infância e creche no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do
mestrado em Educação Pré-escolar. Este projeto teve como finalidade promover as competências
sociais das crianças.
Depois de um período inicial de observação das crianças e dos contextos pude constatar que
se tratavam de grupos com um grande interesse por histórias, apreciadores de livros com ilustrações
atrativas. Identifiquei nas crianças que frequentavam o jardim-de-infância dificuldades no cumprimento
das regras de comportamento e em compreender as necessidades e os sentimentos das outras
crianças. No caso das crianças da creche, percebi a importância de promover as relações entre pares,
a expressão de emoções e a empatia pelos sentimentos dos outros.
O projeto de intervenção pedagógica priorizou a leitura e exploração de histórias em torno de
valores sociais, o debate sobre situações de interação social, o reconhecimento de emoções e a
realização de atividades envolvendo a colaboração entre pares.
Todas as estratégias utilizadas durante esta intervenção procuraram desenvolver a principal
finalidade do projeto sendo as histórias em torno de comportamentos e valores sociais, o ponto de
partida para outras explorações envolvendo domínios de aprendizagem numa abordagem integradora. With this report, I present the pedagogical intervention project implemented in kindergarten, kindergarten and nursery contexts within the Supervised Teaching Practice of the master's degree in Preschool Education. This project aimed to promote the development of social skills during the interaction and relationship between peers. After an initial period of children’s of the above contexts observation, I could see that these were groups with a strong interest in stories and books with attractive illustrations. However, I identified in children who attend kindergarten a shortage in compliance with rules of behavior and some difficulty in understanding the needs and feelings of other children. For children who attend nursery, because of their age and egocentric period in which they were, they denoted the need of establishing relationships with peers, to express emotions and to show empathy for the feelings of others. In summary, both groups of children find it difficult to share ideas and feelings, to surrender, to negotiate, to listen, to cooperate and to respect for others. The pedagogical intervention project prioritized the reading and exploration of stories around social values, the debate on situations of social interaction, emotion recognition and carrying out activities involving collaboration among peers. All the strategies used during this intervention sought to achieve these educational goals, and the stories around behaviors and social values, the starting point for further explorations involving other areas, such as music or sensory exploration. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44105 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria Filomena Freitas Abreu.pdf Acesso restrito! | 2,21 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |