Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44105

TítuloPromover as competências sociais: relato de uma intervenção em jardim-de-infância e em creche
Autor(es)Abreu, Maria Filomena Freitas
Orientador(es)Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Palavras-chaveCompetências sociais
Relações interpessoais
Valores
Social skills
Social relationship
Values
Data2015
Resumo(s)Com este relatório de estágio, apresento o projeto de intervenção pedagógica implementado nos contextos de jardim-de-infância e creche no âmbito da Prática de Ensino Supervisionado do mestrado em Educação Pré-escolar. Este projeto teve como finalidade promover as competências sociais das crianças. Depois de um período inicial de observação das crianças e dos contextos pude constatar que se tratavam de grupos com um grande interesse por histórias, apreciadores de livros com ilustrações atrativas. Identifiquei nas crianças que frequentavam o jardim-de-infância dificuldades no cumprimento das regras de comportamento e em compreender as necessidades e os sentimentos das outras crianças. No caso das crianças da creche, percebi a importância de promover as relações entre pares, a expressão de emoções e a empatia pelos sentimentos dos outros. O projeto de intervenção pedagógica priorizou a leitura e exploração de histórias em torno de valores sociais, o debate sobre situações de interação social, o reconhecimento de emoções e a realização de atividades envolvendo a colaboração entre pares. Todas as estratégias utilizadas durante esta intervenção procuraram desenvolver a principal finalidade do projeto sendo as histórias em torno de comportamentos e valores sociais, o ponto de partida para outras explorações envolvendo domínios de aprendizagem numa abordagem integradora.
With this report, I present the pedagogical intervention project implemented in kindergarten, kindergarten and nursery contexts within the Supervised Teaching Practice of the master's degree in Preschool Education. This project aimed to promote the development of social skills during the interaction and relationship between peers. After an initial period of children’s of the above contexts observation, I could see that these were groups with a strong interest in stories and books with attractive illustrations. However, I identified in children who attend kindergarten a shortage in compliance with rules of behavior and some difficulty in understanding the needs and feelings of other children. For children who attend nursery, because of their age and egocentric period in which they were, they denoted the need of establishing relationships with peers, to express emotions and to show empathy for the feelings of others. In summary, both groups of children find it difficult to share ideas and feelings, to surrender, to negotiate, to listen, to cooperate and to respect for others. The pedagogical intervention project prioritized the reading and exploration of stories around social values, the debate on situations of social interaction, emotion recognition and carrying out activities involving collaboration among peers. All the strategies used during this intervention sought to achieve these educational goals, and the stories around behaviors and social values, the starting point for further explorations involving other areas, such as music or sensory exploration.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44105
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Filomena Freitas Abreu.pdf
Acesso restrito!
2,21 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID