Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44104

TítuloA poesia como educação para a literacia
Outro(s) título(s)Poetry as education for literacy
Autor(es)Guimarães, Ana Sofia Monteiro
Orientador(es)Azevedo, Fernando
Data2015
Resumo(s)O presente relatório de estágio desenvolveu-se no âmbito do Mestrado de Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico durante o passado ano letivo, em dois contextos educativos distintos, mais especificamente numa turma de 3.º ano e noutra de 5.º ano. A intervenção pedagógica realizada, baseada na metodologia de investigação qualitativa, seguiuse sempre pela espiral de ciclos de investigação de Lattore (2004) constituída pelas seguintes fases: planificar, atuar, observar e refletir. Durante o processo de estágio, fomos defensores de uma perspetiva integradora do conhecimento, apelando portanto à presença de um currículo integrado capaz de conhecer melhor a realidade para adequar as suas práticas. A temática central deste projeto gira em torno da poesia e com a implementação destas aulas, o principal objetivo foi conseguir a presença significativa da poesia na comunidade escolar levando ao gosto, ao gozo, ao prazer das crianças e jovens por textos poéticos, isto é, conseguir despertar-lhes a fruição estética de ler poesia, educando para a literacia. Além da exposição da teoria que sustenta a nossa prática, é também ao longo deste trabalho que é apresentado o plano de intervenção, são descritas as aulas e divulgados os resultados.
This internship report developed under the Education Master's 1.º and 2.º Cycles Basic Education during the last school year, in two different educational contexts, specifically in a 3rd grade class and another of 5th grade. . The educational intervention carried out, based on qualitative research methodology, followed always by the spiral of Lattore research cycles (2004) consist of the following phases: plan, act, observe and reflect. During the training process, we were advocates of an integrating perspective of knowledge, thus appealing to the presence of an integrated curriculum able to better understand the reality to suit their practices. The central theme of this project revolves around poetry and the implementation of these classes, the main objective was to achieve significant presence of poetry in the school community leading the appreciation, the joy, the pleasure of children and youth by poetic texts, that is, able to arouse their aesthetic enjoyment of reading poetry, educating for literacy. Beyond the theory that sustains our practical exposure it is also during this work that the intervention plan is presented, describes the classes and disseminated the results.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44104
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Sofia Monteiro Guimarães.pdf3,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID