Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44103
Título: | Literatura infantil e eventos históricos: desenvolvimento de competências de compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Children´s literature and historical events: development of reader comprehension skills the 1st and 2nd cycles of basic education |
Autor(es): | Barros, Diana Filipa Veloso de |
Orientador(es): | Azevedo, Fernando |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio documenta um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no 1.º
CEB, numa turma do 4.º ano de escolaridade, e no 2.º CEB, numa turma do 5.º ano de escolaridade,
tendo por base o conceito de content area literacy em articulação com a exploração de textos literários,
que recriam, de alguma forma, factos/acontecimentos históricos.
As estratégias de intervenção pedagógicas assentam numa conceção construtivista da
aprendizagem e a metodologia adotada foi a abordagem qualitativa.
A prática educativa estruturada, articulando diferentes áreas do saber através da exploração de
textos literários, proporcionou a implementação de atividades tendentes ao desenvolvimento de
competências de compreensão leitora e ao desenvolvimento e construção de conhecimentos históricos.
Possibilitou, igualmente, alargar a experiência pessoal de leitura de cada aluno e a competência
literária dos mesmos. This Internship Report documents a pedagogical intervention developed both in the 1st Cycle of Basic Education, in class of the 4th grade, and in the 2nd Cycles of Basic Education, in class of the 5th grade. It is based on the concept of content area literacy in articulation with the exploration of literary texts, that recreate, in some way, historical facts or historical events. The strategies for the pedagogical intervention are based in constructivist learning conception and the methodology adopted has a qualitative approach. The pedagogical intervention articulates different knowledge areas through the exploration of literary texts, provides the implementation of activities intended to develop reading comprehension skills and the construction of historical knowledge. It allowed, also, the personal experience enlargement of each student, and the literary competence as well. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44103 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Diana Filipa Veloso de Barros.pdf | 3,44 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |