Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44102
Título: | Motivação para o desporto escolar: estudo realizado em alunos do 7º, 8º e 9º ano numa escola de Ensino Básico de Fafe |
Autor(es): | Costa, Gilberto Emanuel Fonseca |
Orientador(es): | Cunha, António Camilo |
Palavras-chave: | Estágio Desporto escolar Motivação Adesão Não-adesão Stage School sports Motivation Membership Non-membership |
Data: | 2015 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio tem como objetivo descrever um conjunto de atividades para
evidenciar o percurso profissional enquanto docente estagiário, enquadrado no Mestrado de
Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário no ano letivo de 2014/2015. Este
relatório vai também descrever o meu percurso como estagiário realizado numa escola básica no
concelho de Fafe, a lecionar a disciplina de Educação Física a uma turma do 9º ano de
escolaridade, as minhas experiências, o meu progresso ao longo do ano letivo, as tarefas
desenvolvidas por mim e pelo núcleo de estágio.
O relatório foca também o desempenho nas competências da gestão, planeamento do ensino e
implementação de um projeto para a escola e comunidade educativa. Contempla ainda uma
investigação cujo principal objetivo se prende com a Motivação para a adesão e não adesão ao
Desporto Escolar em alunos do sexo Feminino. A amostra, constituída por 40 alunos do sexo
feminino, pertencentes a uma escola básica do concelho de Fafe, com idades compreendidas
entre os 13 e os 16 anos, pertencentes ao 7º, 8º e 9º, anos de escolaridade. Para a recolha dos
dados, o instrumento utilizado foram questionários, nomeadamente, Questionário de Motivação
para as atividades desportivas – QMAD versão traduzida e adaptada (Frias & Serpa, 1991) da
versão original Participation Motivation Questioner – PMQ (Gill, Gross & Hunddleston, 1983) e o
inquérito de Motivações para a Ausência de Atividades Desportivas – IMAAD, desenvolvido por
Pereira e Vasconcelos Raposo (1997) validado por Fernandes (2005). Na parte final do relatório
são apresentados os resultados do estudo desta investigação. This internship report aims to describe a set of activities to highlight the career as a teacher trainee, framed in Physical Education Teaching Masters in Basic and Secondary Education in the academic year 2014/2015. This report will also describe my career as a trainee performed in a primary school in the municipality of Fafe, to teach the discipline of Physical Education a class of 9th grade, my experiences, my progress throughout the school year, the tasks developed by me and the training group. The report also focuses on the performance skills of management, planning of teaching and implementation of a project for school and educational community. Facilities include a research whose main objective concerns the motivation for joining and not joining the Sports School in sex female students. The sample consisted of 40 female students, belonging to a primary school in the municipality of Fafe, aged between 13 and 16 years, belonging to 7, 8 and 9 years of schooling. For data collection, the instrument used were questionnaires, namely, Motivation Questionnaire for sports activities - QMAD translated and adapted version (Frias & Serpa, 1991) of the original version Participation Motivation Questioner - PMQ (Gill, Gross & Hunddleston 1983 ) and the investigation Reasons for Lack of Sports Activities - Imaad developed by Pereira and Vasconcelos Raposo (1997) validated by Fernandes (2005). In the final part of the report presents the study results of this investigation. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/44102 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio Gilberto Costa.pdf Acesso restrito! | 2,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |