Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/44086

TítuloPedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior
Outro(s) título(s)Pedagogy as a complex and deliberative conversation in higher education
Autor(es)Pacheco, José Augusto
Sousa, Joana
Palavras-chavePedagogia
Ensino superior
Estudos curriculares
Reconceptualização
Pós-reconceptualização
Pedagogy
Higher education
Curriculum studies
Reconceptualization
Post-reconceptualization
Data2016
EditoraInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)
RevistaEm Aberto
CitaçãoPacheco, J. A., & Sousa, J. (2016). Pedagogia como conversação complexa e deliberativa no ensino superior. Em Aberto, 9 (97), 119-130.
Resumo(s)A Pedagogia no ensino superior é debatida a partir de um olhar oriundo dos Estudos Curriculares, partindo de uma noção abrangente de Pedagogia, que é uma teoria e prática da educação, de um conceito de currículo como projeto, vinculado inquestionavelmente ao conhecimento, e de análises de políticas educativas e curriculares, sobretudo do Processo de Bolonha, na União Europeia. Considera-se, de igual modo, que o currículo, no seu processo de desenvolvimento, concretiza-se numa ação pedagógica, que requer, de acordo com perspectivas teóricas da reconceptualização e pós-reconceptualização curriculares, uma conversação complexa e deliberativa.
Higher education pedagogy is debated from the point of view of Curriculum Studies, based on a wide concept of pedagogy, which is an education theory and practice, on the conception of curriculum as a project that is linked to knowledge, and on the analysis of educational and curricular policies, especially the Bologna Process in the European Union. Similarly, it is considered that the curriculum development process is materialized on the pedagogic action which requires, according to the reconceptualization and post-reconceptualization curriculum theories, a complex and deliberative conversation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/44086
ISSN0104-1037
e-ISSN2176-6673
Versão da editorahttp://www.publicacoes.inep.gov.br/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Em_Aberto.pdf1,9 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID