Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/43983

TitleOs interesses das crianças como abertura à aprendizagem
Author(s)Rebelo, Adriana Filipa Pereira
Advisor(s)Cunha, António Camilo
KeywordsAprendizagem ativa
Criança
Observação
Interação
Issue date2015
Abstract(s)O presente relatório de estágio apresenta e fundamenta o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido nos contextos de jardim-de-infância e creche, no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar. O relatório principia-se por um enquadramento teórico, do qual pretende-se clarificar o conceito Aprendizagem Ativa, desenvolvendo e esclarecendo componentes e caraterísticas deste processo de aprendizagem. Alguns destes pontos enquadram-se na intervenção pedagógica. O projeto de intervenção em ambos os contextos partiu da observação e interação com as crianças o que permitiu identificar os interesses e necessidades das mesmas. Deste modo, pretendia-se corresponder aos seus interesses, alargar as suas curiosidades e criar o desejo de conhecimento através de atividades/experiências que promovessem a aprendizagem ativa. No contexto de jardim-de-infância, a intervenção teve como pontos de referência o modelo curricular High/Scope; as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997); as observações e interações com as crianças e os seus interesses. Estas crianças demonstraram interesse pelos corais e através destes planificaram-se e realizaram-se experiências que dessem oportunidade às crianças de explorar, observar, manipular e dialogar. Desta forma, as crianças expressaram as suas ideias e escolhas e exploraram materiais, o que permitiu adquirir novos saberes e construir aprendizagens através da ação. No contexto de creche, a intervenção teve como pontos de referência o modelo curricular High/Scope; as observações e interações com as crianças e os seus interesses. Neste contexto, as crianças demonstraram necessidade de saber a origem dos alimentos do caracol e para tal desenvolveram-se atividades de exploração de alimentos, o que permitiu às crianças expressar as suas ideias e escolhas, dialogar, manipular e explorar diferentes alimentos e materiais e, assim, adquirir novos saberes e aprendizagens através da ação. No fim do enquadramento e descrição de cada contexto apresenta-se uma reflexão geral da intervenção pedagógica e, por último, algumas considerações finais sobre as experiências mais significativas.
The present report of supervised teaching practice presents and justifies the pedagogical intervention project developed in Kindergarten and nursery contexts, on framework curricular unit Supervised Teaching Practice, integrated in the curriculum of a master's degree in Preschool Education (University of Minho). This report begins by a theoretical framework which is intended to clarify the Active Learning concept, developing and clarifying components and characteristics of this learning process. Some of these points falls within the pedagogical intervention. The intervention project in both contexts was based on observation and interaction with children which identified their interests and needs. Thus, it was intended to match children’s interests, broaden their curiosities and create the desire for knowledge through activities / experiences that promote active learning. In Kindergarten context, the intervention had as reference points the curriculum model High / Scope; the Curriculum Guidelines for Pre-School Education (Education Ministerial, Portugal, 1997); the observations and interactions with children and their interests. These children demonstrated interest in corals and then planned and carried out experiences that give children the opportunity to explore, to observe, to manipulate and to dialogue. In this way, the children expressed their ideas and choices and explore materials allowing acquire new knowledge and build learning through action. In nursery context, the intervention had as reference points the High/Scope curriculum model; the observations and interactions with children and their interests. In this context, the children demonstrated need to know the origin of snail’s food and for such were developed food exploration activities allowing children to express their ideas and choices, to dialogue, to manipulate and to explore different foods and materials and acquire new knowledge and learning through action. At the end of the framework and description of each context presents a general reflection of the pedagogical intervention and, lastly, some final thoughts about the most significant experiences.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43983
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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