Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/43979

TítuloRelação entre a prática do desporto escolar e o rendimento académico
Outro(s) título(s)Relationship between school sports practice and academic performance
Autor(es)Leite, Tiago Filipe Ferreira
Orientador(es)Moreira, Carla Marisa Maia
Santos, Rute
Palavras-chaveDesporto escolar
Educação física
Estágio
Rendimento académico
School sport
Physical education
Internship
Academic performance
Data2015
Resumo(s)O relatório de estágio (RE) insere-se no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade do Minho e pretende clarificar toda a prática de ensino supervisionada. O estágio pedagógico (EP) é marcado pela multiplicidade de aprendizagens adquiridas e experiências vividas, no qual se coloca em prática toda a componente teórica que nos foi facultada, passamos de aluno a docente. Este RE é constituído por três componentes: pessoal, institucional e pedagógica. No enquadramento pessoal menciono o gosto pelo desporto (como surgiu) e descrevo as minhas expetativas relativamente ao EP. O enquadramento institucional contém a caraterização do meio envolvente, da escola e da turma que me foi atribuída. O enquadramento pedagógico envolve três áreas: Área 1 – Organização e gestão do ensino e da aprendizagem (engloba a conceção, planeamento, realização e avaliação do ensino); Área 2 – Participação na escola e relação com a comunidade educativa (refere as atividades desenvolvidas pelo núcleo de estágio) e Área 3 – Investigação e desenvolvimento profissional. Relativamente à parte investigativa, o estudo teve como objetivo principal verificar se existe alguma relação entre a prática de Desporto Escolar (DE) e o Rendimento Académico (RA). A amostra foi constituída por 288 alunos do 5º e 7º anos de escolaridade, pertencentes a uma escola pública do concelho de Braga, com uma média de idades de 11.32±1.14 anos. Os alunos praticantes de DE foram identificados através de um questionário. O RA foi calculado pela média aritmética das notas obtidas pelos alunos, no final do 1º Período. Para o procedimento estatístico foi utilizado o programa Statistical Package for the Social Sciences. Foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman para verificar a existência de correlação entre as variáveis estudadas. No que concerne aos resultados, verificou-se que: (i) não existe a correlação entre a prática de DE e o RA (p>0,05); (ii) os alunos praticantes de DE do sexo feminino apresentam melhor RA do que as não praticantes; (iii) os alunos que frequentam o 5º ano de escolaridade e praticam DE apresentam melhor RA do que os não praticantes; (iv) os praticantes de DE apresentam melhor nota a Educação Física (EF) do que os não praticantes.
The Internship Report (IR) makes part of the curriculum of the Master's degree in Teaching of Physical Education in Basic and Secondary Education at the University of Minho and its aim is to clarify the whole practice of supervised education. The educational internship (EI) is marked by the multiplicity of acquired learning and experiences, in which we put into practice every theoretical component that was provided to us. We went from student to teacher. This IR consists of three main components: personal, institutional and pedagogical. In the personal framework I mention my interest for sport (how it developed) and describe my expectations regarding the EI. The institutional framework contains the characterization of the surroundings, the school and the class that I was assigned. The pedagogical framework involves three areas: area 1- teaching and learning organisation and management (includes design, planning, implementation and education evaluation); area 2 – participation in school and relationship with the educational community (it refers to the activities developed by the core of the training course) and area 3 – research and professional development. Concerning the research part, the study aimed to verify whether there is any relationship between the practice of School Sport (SS) and Academic Performance (AP). The sample consisted of 288 pupils of the 5th and 7th grades, belonging to a public school in the municipality of Braga, with an average age of 11.32 ± 1.14. The students who practise SS were identified through a questionnaire. The AP was calculated using the arithmetic average of the grades obtained by students, at the end of the first term. For the statistical procedure we used the programme Statistical Package for the Social Sciences. Spearman's rank correlation coefficient was used to verify the existence of a correlation between the variables studied. With regard to the results, it was found that: (i) there was no correlation between the practice of SS and AP; (ii) female students practicing SS show better AP than non-practitioners; (iii) 5th level students who practise SS present best AP than non-practitioners; (iv) the practitioners of SS get best grades at Physical Education than non-practitioners.
TipomasterThesis
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URIhttp://hdl.handle.net/1822/43979
AcessorestrictedAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

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